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Clube de networking promete ensinar empresários a fazer contatos e vender

Mariana Simões, da Movementes, durante reunião do Clube do Networking - Divulgação
Mariana Simões, da Movementes, durante reunião do Clube do Networking Imagem: Divulgação

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

04/03/2015 06h00

Depois de participar de reuniões semanais com empresários de áreas diferentes ao longo de 2014, a publicitária Mariana Simões, 31, diz que aumentou em 20% o faturamento de sua agência de marketing digital, a Movementes, do Rio de Janeiro. 

Os encontros são organizados por um clube que tem como objetivo ensinar donos de empresas a estabelecer uma rede de contatos que possa indicar seus produtos e serviços a outras pessoas.

“Depois de nove anos de empresa, eu queria alternativas para aumentar o número de clientes. Eu tenho um departamento comercial para isso, mas, muitas vezes, é inconveniente, pois é uma maneira mais agressiva de vender os serviços”, diz.

A agência cria e faz manutenção de sites, loja virtual, identidade visual para mídias sociais, e-mail marketing, entre outros serviços. São cerca de 25 clientes fixos, além dos projetos temporários, que somam mais de 800 desde o início do negócio, em 2006. O faturamento não foi divulgado.

Ela atribui o aumento de 20% no faturamento de sua agência em 2014 às indicações de novos clientes que recebeu de outros empresários. A publicitária integra o Clube do Networking, no Rio, que forma grupos de 15 a 25 empresários de diferentes áreas para troca de experiências e atividades que permitem identificar oportunidades de negócios.

Não são permitidas empresas concorrentes no mesmo grupo e a preferência é de quem se inscrever primeiro. Para participar, é necessário desembolsar R$ 2.100. O valor inclui 12 encontros semanais para que os participantes se conheçam e estabeleçam laços de confiança. Além de conhecer as atividades uns dos outros, há palestras sobre temas relacionados à gestão do negócio.

“Eu reformulei meu jeito de agir comercialmente. Aprendi a construir relações. Agora faço networking mais qualitativo e menos agressivo”, afirma a empresária.

Associações e redes sociais também ajudam a fazer contatos

“Networking é conhecer alguém com um problema, conhecer alguém que tem a solução e ligar essas duas pessoas. É um processo que depende de confiança. E para isso, é necessário conviver", diz Maurício Cardoso, sócio fundador do Clube do Networking,

Segundo ele, é necessário deixar de ser interesseiro e ser interessante durante o contato. "As pessoas estão cansadas de ser ‘alvos’. O ideal é mostrar que você pode ajudar de alguma forma e se colocar à disposição”, afirma. 

Para Ariadne Mecate, consultora do Sebrae-SP (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa), participar de grupos de empresários traz outros benefícios, além da possibilidade de novas vendas. "É possível encontrar fornecedores, empresas que somem aos seus serviços, parceiros para divulgação ou para compra de matérias-primas, entre outros. O importante é estar atento às possibilidades."

Frequentar eventos como palestras, congressos e até happy hours com seu público de interesse, integrar associações de empresas, fazer cursos, participar de grupos em redes sociais são alternativas, muitas vezes grátis, para expandir a rede de contatos e aumentar a chance de novos negócios, segundo ela.

"Vá preparado para fazer uma apresentação interessante do seu negócio. Leve panfletos e cartão de visita e tenha um bom site para que as pessoas possam consultar."

Onde encontrar:

Clube do Networking: www.clubedonetworking.com.br

Movementes: www.movementes.com