Facebook inaugura laboratório piloto de negócios na favela de Heliópolis
O Facebook inaugurou nesta terça-feira (17) seu primeiro laboratório de inovação na favela de Heliópolis, em São Paulo. O espaço conta com 15 computadores que poderão ser utilizados pelos moradores da região.
O objetivo do projeto, batizado de "Facebook na Comunidade", é ensinar as pequenos empreendedores locais a utilizar a rede social para divulgar seus negócios, além de oferecer cursos de empreendedorismo e marketing digital, ministrados pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o IAB Brasil, empresa de marketing digital.
O laboratório é vitalício para a comunidade e terá utilização livre quando não houver cursos em andamento. O espaço é uma parceria entre o Facebook e a Unas (Associação dos Moradores de Heliópolis).
O projeto também conta com seis multiplicadores de conhecimento, moradores de Heliópolis que levarão informações sobre a rede social e empreendedorismo para os comerciantes da comunidade que não puderem frequentar as aulas.
Patrick Hruby, diretor geral para Micro e Pequenas Empresas do Facebook na América Latina, diz que este é o pontapé inicial para a empresa colocar em prática seu projeto de treinamento nas comunidades brasileiras. "A partir da experiência que tivermos na região, nossa intenção é estimular o empreendedorismo em outras localidades no Brasil.”
Maioria das empresas da comunidade não usa rede social
De acordo com pesquisa realizada pelo Facebook em Heliópolis, embora quase 90% da população de Heliópolis use a plataforma, os negócios locais não estão nela. Segundo o levantamento, entre os mais de 5.000 comerciantes da região, 86% ainda não têm uma página na rede social.
“Há um ambiente pulsante de empreendedorismo no local que tem potencial de gerar mais negócios na região. E o Facebook pode colaborar como ferramenta de marketing e relacionamento”, afirma Hruby.
Cleide Alves, presidente da Unas, comemora a parceria com o Facebook. "[O novo espaço] contribui para o desenvolvimento local por meio do fortalecimento de negócios e com a formação dos pequenos empreendedores", declara.
Para o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, presente na inauguração do espaço, a rede social não só conecta pessoas a parentes distantes, mas também a negócios a um custo acessível para todos. "É uma ferramenta absolutamente democrática”, diz.
Empreendedores terão aulas de finanças, gestão e marketing digital
Além das aulas sobre o uso do Facebook nos negócios, serão oferecidas palestras sobre empreendedorismo, que abordarão temas como finanças e gestão, e marketing digital.
Luiz Barretto, presidente do Sebrae Nacional, diz que é importante levar orientações sobre negócios para as comunidades brasileiras. "Existe uma enorme demanda de consumo nessas regiões, que pode e deve ser atendida por empreendedores locais."
O projeto em Heliópolis é a primeira iniciativa do Facebook no mundo que trabalha o empreendedorismo em comunidades de baixa renda. Caso os resultados sejam positivos, o programa deve ser ampliado para outras cidades e países.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.