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Queridinha de rappers e famosos, loja de tênis da Galeria do Rock vira rede

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

25/03/2015 06h00

Presentear famosos rendeu divulgação com baixo investimento, mas mercado é concorrido:

  • Caio Castro, Criolo, Projota, Anitta, Mc Guimê já usaram a marca
  • Loja tem 440 mil curtidas no Facebook e 630 mil seguidores no Instagram
  • Negócio cresceu e virou uma rede de franquias
  • Franquia tem investimento a partir de R$ 356 mil
  • Empresa concorre com lojas oficiais de grandes marcas

Com famosos entre os clientes, como o ator Caio Castro, os funkeiros Mc Gui e Mc Guimê e os rappers Criolo e Projota, a loja Kings Sneakers, que nasceu na Galeria do Rock, em São Paulo, fez seu público. Em quase 10 anos, com a ajuda da imagem deles, estabeleceu seu estilo, cresceu, ganhou novas unidades e hoje se transformou em rede de franquias de lojas de tênis e roupas.

Os nomes de conhecidos na mídia rendem boa divulgação do negócio, principalmente nas redes sociais. A empresa soma 440 mil curtidas na página oficial no Facebook e mais de 600 mil seguidores no Instagram.

O investimento para isso é baixo. “Os famosos vieram pelo boca a boca, pela indicação de amigos em comum. Não existe um patrocínio oficial, mas mandamos presentes para celebridades que têm a ver com o estilo da marca, que é urbana e descontraída”, afirma o empresário Igor Moraes, 33.

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Dono vendia tênis sem autorização no começo

O negócio começou por acaso e sem investimento, apenas arcava com os custos operacionais, diz Moraes. “Eu trabalhava em uma loja de discos na Galeria do Rock e os donos iam entregar o ponto. Em 2002, eu assumi o negócio sem precisar investir nada. Vendi discos e CDs por um tempo, até que resolvi testar a venda de tênis, aos poucos, porque não tinha capital.”

Ele comprava tênis no outlet da Nike e revendia sem autorização. Até que, em 2006, foi procurado por um representante da marca, que o alertou sobre os riscos de revender os produtos sem autorização, mas fez uma proposta: queria que a loja se tornasse revendedora oficial da linha de sneakers (tênis casuais, não voltados à prática de esportes) da marca.

Depois dessa parceria, o empresário diz que foi natural atrair outras empresas. Em 2007, a loja foi rebatizada para Kings Sneakers. Hoje, a rede revende tênis, roupas e acessórios de mais de 40 grifes, inclusive de marca própria. Os produtos variam de R$ 150 (boné) a R$ 1.000 (tênis).

Segundo o empresário, os tênis, roupas e acessórios da marca Kings são os mais vendidos da rede. “Virou uma marca forte. Fazemos peças em número limitado para que se tornem objeto de desejo”, afirma.

Virou franquia há 3 anos

O negócio virou franquia há três anos, junto com o lançamento da marca própria. A meta de Moraes é abrir pelo menos 10 novas unidades franqueadas em 2015, principalmente em shopping centers e em todas as regiões do Brasil.

O investimento inicial para uma loja é a partir de R$ 356 mil (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro). O estoque inicial mínimo é de R$ 150 mil. O faturamento mensal varia de R$ 100 mil a R$ 250 mil, segundo a empresa. A rede não informa a margem de lucro. O retorno do investimento se dá a partir de 24 meses, diz a franquia.

Há sete lojas próprias, quatro delas na Galeria do Rock. “Temos quatro lojas no mesmo lugar por questão de estratégia. Cada loja fica em um corredor de acesso à Galeria, então, o cliente obrigatoriamente passa em frente. Além disso, evito a chegada de concorrentes”, diz.

Franquia concorre com lojas de grandes marcas

Para a consultora especializada em franquias Ana Vecchi, da consultoria Vecchi Ancona, a empresa atua em um nicho que é tendência. “Cada vez mais, as pessoas buscam o conforto na hora de se vestir. As novas gerações se vestem de maneira mais descontraída, inclusive no trabalho. O estilo que ele vende não é só para fim de semana”, afirma.

No entanto, ela diz que a rede tem muitos concorrentes, entre eles, as lojas oficiais das grandes marcas e multimarcas. “Ele vende um estilo de vida. Tem que se diferenciar no conceito da loja e não no produto. Trabalhar bem o conceito junto ao público-alvo é fundamental, o que ele consegue com a exposição dos famosos nas redes sociais, por exemplo”, declara.

Onde encontrar:

Kings Sneakers: www.lojakings.com.br