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Marca de óculos de madeira de demolição segue estratégia da Chilli Beans

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

17/04/2015 06h00

Participação no Mercado Mundo Mix, como fez a Chilli Beans, ajudou a Colorado:

  • Marca começou revendendo óculos retrô importados em brechó online
  • Participação no Mercado Mundo Mix deu visibilidade e atraiu público
  • Procura pelo produto incentivou a abertura de loja na rua Augusta
  • Empresa deixou de importar para criar modelos exclusivos

Marcar presença em eventos pop é a principal estratégia da grife Colorado, que fabrica óculos de sol e grau em acetato, policarbonato e até madeira de demolição. Com a visibilidade alcançada por participar há três anos do Mercado Mundo Mix, feira itinerante de moda e design, a empresa foi convidada a integrar outras feiras, e o negócio decolou.

O aumento da procura fez a marca passar de revendedora de importados a criadora de modelos exclusivos, que são fabricados por indústrias terceirizadas, e também abrir uma loja em 2013 na rua Augusta, endereço descolado de São Paulo, com investimento de cerca de R$ 40 mil.

Hoje, o ponto responde por 50% das vendas, que variam de 800 a 1.000 óculos por mês, no total. Os outros 50% são vendidos em feiras, como o Mercado Mundo Mix e O Mercado – Estilistas Independentes. O faturamento é de R$ 300 mil ao ano. O lucro não foi divulgado. Os preços dos óculos variam de R$ 49 a R$ 358.

Donos se inspiram na história da Chilli Beans

O sócio David Eidelchtein, 30, formado em relações internacionais e ex-funcionário de uma indústria química, diz que se inspira na história de Caito Maia, fundador da Chilli Beans, que também ficou conhecido no Mercado Mundo Mix.  

A ideia para criar a Colorado surgiu em 2010, a partir de um brechó online, que ele e o outro sócio possuíam. “Muitos clientes procuravam acessórios estilo ‘vintage’, principalmente óculos, mas estava cada vez mais difícil encontrá-los. Então, resolvemos importar produtos novos, mas com cara 'retrô', e fundamos a Colorado”, diz. O investimento inicial foi de R$ 50 mil.

A primeira vez que a empresa participou do Mercado Mundo Mix foi em uma edição na Virada Cultural, em São Paulo, em 2012. “Estávamos terminando de nos estruturar quando fomos apresentados ao idealizador do evento, que gostou dos nossos produtos. Depois disso, participamos de feiras em outras cidades, convidados por pessoas que nos conheceram lá”, afirma.

Assim, a empresa foi crescendo, passou a investir em modelos próprios de óculos e nacionalizou a produção, para poder fazer os produtos em menores quantidades e torná-los ainda mais exclusivos. Os óculos têm certificado de garantia e proteção contra raios ultravioleta. O foco da marca são jovens de 14 a 20 anos, mas há até idosos entre os clientes, segundo Eidelchtein. 

Feira criou incubadora de negócios para ajudar iniciantes  

Negócios iniciantes e estudantes de moda e design podem participar da incubadora de negócios do Mercado Mundo Mix, que ensina, entre outras coisas, a formalizar o negócio, a precificar produtos e a decorar o estande. As inscrições são feitas pela fan page no Facebook e há uma curadoria. São de 10 a 20 vagas por edição e a participação é grátis.

Criado há 21 anos para reunir novos estilistas e designers, o Mercado Mundo Mix leva de 150 a 200 marcas por edição e atrai até 45 mil pessoas nos sábados e domingos em que acontece. O próximo evento será nos dias 18 e 19, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Para expor, é necessário passar pela curadoria do idealizador e realizador, Beto Lago.

“Levamos em consideração o estilo e a inovação, isto é, coisas que não existem no comércio tradicional. Também consideramos a qualidade e o preço, que tem que ser justo, afinal, a compra é feita direto com o produtor, sem intermediários”, afirma. Os expositores pagam uma taxa que varia de R$ 600 a R$ 1.000 para os dois dias de evento, usada para custear a infraestrutura.

Depender só de eventos não garante continuidade da empresa

Marcelo Sinelli, consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa de São Paulo), diz que a participação em feiras ajuda a alavancar os negócios e também a conhecer a concorrência e novas tendências. No caso do Mercado Mundo Mix, ele diz que o evento se tornou uma grife e que o trabalho de curadoria feito pela organização é fundamental.

No entanto, ficar dependente apenas desses eventos pode não ser sustentável no longo prazo para as empresas participantes. “É importante ter algum outro ponto de contato com o cliente, para ele saber onde encontrar, mesmo quando não tiver eventos. Pode ser uma loja online, física ou um representante comercial”, declara.

Onde encontrar:

Colorado: www.facebook.com/welovecolorado.net

Mercado Mundo Mix: http://zip.net/bwq5v8