IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Motivado por 7x1, Ronaldo cria franquia de escola de futebol por R$ 100 mil

O empresário Carlos Wizard Martins e o ex-jogador Ronaldo são sócios na franquia  - Divulgação
O empresário Carlos Wizard Martins e o ex-jogador Ronaldo são sócios na franquia Imagem: Divulgação

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

05/05/2015 06h00

O ex-jogador Ronaldo acaba de fazer mais uma jogada no mundo dos negócios. Agora, o “Fenômeno” vai atacar no setor de franquias, com a Ronaldo Academy, uma rede de escolinhas de futebol. O custo para abrir uma unidade será de R$ 100 mil a R$ 300 mil, dependendo do tamanho e da estrutura oferecida. Já são cinco unidades previstas para este ano.

A franquia é uma sociedade do ex-jogador com o empresário Carlos Wizard Martins, fundador do Grupo Multi –vendido no final de 2013 por R$ 1,7 bilhão– e dono da rede de produtos naturais Mundo Verde –comprada por ele, em 2014, por valor não revelado.

Segundo Wizard Martins, o investimento para a formatação da franquia será de R$ 5 milhões. Cinco contratos já estão fechados e as unidades devem ser inauguradas, ainda este ano, em São Paulo e em Campinas (93 km a noroeste da capital paulista). As outras três serão nos Estados Unidos: duas no Estado da Flórida e uma em Salt Lake City, Utah.

A meta da empresa é chegar a cem unidades em cinco anos. “Há cidades que comportam mais de uma unidade. O Ronaldo sempre diz que, quando ele era menino, havia um campinho de futebol em quase todos os bairros. Da mesma forma que os campinhos daquela época, queremos estar perto dos nossos alunos”, afirma o empresário.

Franquia terá 20% das vagas para jovens de baixa renda

O público-alvo da nova franquia são crianças e adolescentes, de quatro a 18 anos de idade. O valor da mensalidade a ser cobrado dos alunos ainda não foi definido e deve variar de acordo com o município ou região onde a unidade estiver instalada.

Todas as escolas terão 20% das vagas reservadas para alunos de baixa renda, segundo Wizard Martins. No entanto, o benefício estará vinculado ao desempenho do jovem nas atividades. “Haverá uma avaliação e o benefício será continuado de acordo com o progresso individual”, diz.

O empresário afirma que a franquia tem convênio com duas universidades norte-americanas, o que dá oportunidade aos melhores alunos de concorrerem a bolsas de estudos no exterior. Além disso, a parceria também deve estimular o intercâmbio de profissionais na rede.

7x1 contra Alemanha motivou criação de escola de futebol

A ideia de criar a franquia partiu de Ronaldo, que enxerga uma crise na formação de atletas no país. “Depois do 7x1 contra a Alemanha, na Copa do Mundo, tem sido muito questionada a metodologia do futebol brasileiro”, disse na coletiva de lançamento, na última quarta-feira (29).

O método da Ronaldo Academy tem como foco desenvolver disciplina, criatividade, decisão rápida, persistência, foco, vigor físico, eficiência e inteligência tática do aluno. O acompanhamento do progresso será feito por meio de filmagens e análises individuais.

Investir em franquia não testada é arriscado, diz consultor

Ter o nome da franquia atrelado a um astro do esporte não é garantia de sucesso, afirma Marcus Rizzo, diretor da consultoria Rizzo Franchising. Segundo ele, o mercado de escolinhas ligadas a clubes de futebol está cheio de negócios mal estruturados e a nova rede criada por Ronaldo corre o risco de ser mais uma.

“Para ter sucesso, a franquia precisa ter um modelo de gestão eficiente e dar suporte para o franqueado”, afirma. Rizzo diz que o risco do negócio é maior por ele já nascer como franquia sem ter operado unidades próprias.

“É muito perigoso investir em um negócio que não foi testado e comprovado pelo público”, declara. “Primeiro, o franqueador precisa ter sucesso à frente do negócio para depois vender o modelo a terceiros.”