IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

USP lança curso com 64 videoaulas grátis sobre inovação nos negócios

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

30/05/2015 06h00

A Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) acaba de lançar um curso online grátis com 64 videoaulas sobre gestão da inovação. O objetivo do programa é ajudar empresas, especialmente as de pequeno porte, a criar ou aprimorar processos inovadores em seus negócios.

As videoaulas são gratuitas, não necessitam de cadastro prévio e podem ser acessadas por meio do link http://zip.net/bfrkMy (endereço encurtado). Os vídeos estão divididos por blocos, que podem ser vistos em sequência ou na ordem de interesse do internauta.

O bloco inicial faz uma introdução sobre a gestão da inovação. Na primeira videoaula, por exemplo, é abordado o conceito de inovação e a diferença entre inovar, descobrir e inventar (veja vídeo no topo).

"A inovação está ligada ao mercado, é algo novo que busca atrair consumidores e gerar venda. Não adianta inventar algo que não vai ser vendido, isso não é inovar", diz Mario Sergio Salerno, coordenador do Nagi/USP (Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação da USP).

O segundo bloco discute estratégias e tecnologia para inovar, enquanto o terceiro aborda os processos criativos que geram inovação. Há também blocos dedicados às empresas que já inovam e têm sistemas relativamente consolidados, mas querem partir para a inovação de alto impacto, ou seja, que influenciam significativamente nos resultados.

Alguns vídeos trazem entrevistas com especialistas e agentes do sistema de inovação, para esclarecer conceitos e metodologias, e com profissionais do mercado, para compartilhar experiências bem-sucedidas.

Um dos destaques é a palestra com Gina O'Connor, da Lally School of Management & Technology, escola de negócios e tecnologia do Rensselaer Polytechnic Institute, nos Estados Unidos. Ela é considerada uma das maiores especialistas em gestão de inovação.

"Uma das nossas missões é capacitar empresas para melhorar seu desempenho em inovação. Não se trata, porém, de desenvolvimento de produto, mas sim de melhoria na gestão e organização da inovação", afirma Salerno. 

Entenda diferença entre inovação, invenção e descoberta