Planilhas e finanças são o 'terror' de empresário em reality de negócios
Trabalhar com números, elaborar planilhas, calcular despesas fixas, variáveis e margem de lucro são tarefas que costumam assustar empreendedores. É o caso de Alcyr da Silva Ferreira Neto, 35, dono da Empório do Lazer, uma loja física e virtual de artigos para churrasco e festas, em São Paulo.
No 3º episódio do reality show de negócios Impulso Digital (vídeo no topo), idealizado pelo UOL E-commerce, Neto diz que as planilhas e as finanças são o "terror" do seu negócio. "Em dez anos, eu sempre tentei fazer planilhas para realmente saber o que sobra no final do mês, mas nunca consegui. Eu sempre tentava e acabava parando", diz.
O empresário não tem dados confiáveis sobre despesas fixas e variáveis. Por causa disso, não consegue enxergar a margem de lucro por produto. Neto também não tem um salário determinado, o chamado pró-labore, e acaba misturando as contas pessoais com as da empresa.
"Nunca tive pró-labore. Utilizava a empresa como cheque-especial para pagar contas pessoais ou pegar dinheiro emprestado", afirma.
A falta de planejamento financeiro, no entanto, é uma das principais causas do fechamento de empresas, segundo João Carlos Natal, consultor financeiro do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo).
"Se [o empresário] não separar contas pessoais e do negócio, a empresa vira um cartão de crédito sem limite, o que prejudica a saúde financeira da pessoa jurídica", declara.
Especialistas recomendam controlar gastos e receitas
Para auxiliar no controle das despesas do negócio, o consultor recomenda a criação de uma planilha de orçamento com todas as receitas e gastos da empresa no mês.
In Hsieh, empreendedor em série e mentor do Impulso Digital, também reforça a importância de manter o controle financeiro da empresa. Segundo ele, por meio das planilhas é possível encontrar gastos desnecessários, que, ao serem corrigidos, podem gerar economia significativa para o negócio.
"É muito comum, quando as pessoas começam a controlar os gastos, não terem disciplina para manter esse trabalho ao longo do tempo ou se assustarem tanto com os números que preferem não fazê-lo", diz. "É como não ir ao médico para não descobrir que está doente."
Com planilhas, empresário economiza R$ 1.000 no mês
Ao final do episódio, após Neto colocar em prática algumas planilhas, ele afirma ter conseguido uma economia de R$ 1.000 no mês com a eliminação de gastos desnecessários.
"Vi que tínhamos custos com planos de telefone que não usávamos e com tarifas e contas de banco. São vários detalhezinhos que você só percebe com a planilha", diz. "Economizei R$ 1.000 sem reduzir a produtividade da empresa."
O empresário também definiu um pró-labore, o que, se cumprido à risca, eliminará o problema com a mistura dos gastos pessoais com os da empresa.
O que é o reality?
O Impulso Digital é um reality show online idealizado pelo UOL E-commerce que mostra o dia a dia e os desafios de gerenciar um e-commerce. O personagem principal do programa é o empresário Alcyr da Silva Ferreira Neto, 35, dono uma loja física e de um site de artigos para churrasco e festas.
Ao todo, o reality terá duração de dez meses, com a publicação de novos episódios e vídeos explicativos no site e no canal do YouTube. A cada mês, um tema diferente é abordado. Em maio, o tema é estoque, logística e pessoas.
Além dos vídeos, também serão disponibilizadas no site do programa apostilas, planilhas e apresentações sobre os temas tratados a cada semana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.