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Criadora de chocolate que promete reduzir rugas dá dicas de inovação

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

19/06/2015 06h00

Ela é dentista por formação, mas toca negócios próprios em outra área, de beleza, há cerca de 30 anos. A empresária Cristiana Arcangeli, que criou a marca de xampus e condicionadores Phytoervas, diz que uma de suas metas é a inovação.

Sua atual empresa é a Beauty’In, que produz alimentos com colágeno e vitaminas. São chocolates, sucos, chás, barras de cereal, entre outros produtos, que prometem reduzir rugas e dar mais vivacidade à pele e aos cabelos. 

Os produtos são vendidos em lojas de cosméticos, farmácias, padarias, supermercados do Brasil e em algumas lojas de departamento, de produtos naturais e farmácias da Inglaterra. Devem chegar aos EUA e México ainda em 2015, ano em que a empresa completa cinco anos e pretende faturar R$ 38 milhões. 

Ela teve outros negócios antes. A Phytoervas foi criada nos anos 80, e destacou-se como uma das primeiras linhas de produtos naturais para os cabelos do Brasil. Foi depois vendida para a multinacional farmacêutica Bristol-Myers Squibb em 1998.

Mais tarde, fundou a Phytá, rede de perfumarias que trouxe grandes marcas para o Brasil, como Chanel, Bulgari, Clinique e Carolina Herrera. Em 2006, lançou a Éh Cosméticos, de produtos para cabelo com ingredientes orgânicos, que em 18 meses foi vendida para a Hypermarcas.

Suas primeiras empresas surgiram a partir de necessidades pessoais.

“Quando fiz a Phytoervas, queria um produto mais natural para o cabelo. Quando fundei a Éh, fiz um xampu anti-idade para minimizar os danos do tingimento. Com a Beauty’In, foi mais por oportunidade, seguindo a tendência de alimentação saudável. Quis incorporar o colágeno à alimentação de forma prática e gostosa.”

Abaixo, Arcangeli, que também é mentora voluntária da Endeavor e já foi conselheira do programa Aprendiz, da TV Record, dá cinco dicas para empreendedores que querem inovar no segmento de beleza:

1. Eduque o mercado
Cliente escolhendo produtos - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Toda inovação precisa vir acompanhada de informação, segundo Arcangeli. Ela diz que uma das principais dificuldades foi educar as pessoas para uma nova categoria de produto, batizada pela empresa de “alimético” (alimento + cosmético).

“As pessoas tinham muita dúvida se funcionava, achavam que o colágeno era só para cremes, e não para comer. Tivemos que divulgar que o colágeno endógeno existe e não faz mal. Estou vivendo no meio do desafio de desenvolver uma nova categoria de produtos e criar um novo hábito de consumo”, declara.

2. Crie algo viável ao consumidor 
Preço - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Para Arcangeli, inovar é essencial para um negócio dar certo, mas o preço final do produto deve ser acessível.

“Não adianta fazer um suco que reduz rugas e custa R$ 2.000 a unidade, porque suco é algo que as pessoas consomem no dia a dia, todos os dias, não vão pagar caro por isso. Nossos produtos custam, em média, R$ 4, que é o preço de qualquer chá ou suco de latinha. E entregam um benefício a mais, o da beleza”, diz.

3. Distribua o produto ou serviço nos pontos certos
Canal de venda - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Escolher bem os canais de venda é fundamental para negócios inovadores. “Começamos nossa distribuição em lojas de cosméticos, já que o benefício da beleza é o principal diferencial do produto. Depois fomos para farmácias, porque tem espaço para explicar como usar. E, após anos de campanhas publicitárias explicando o produto, vamos para o autosserviço, em supermercados”, diz.

No exterior, a rede segue os mesmos passos, alcançando um canal de cada vez e escolhendo bons parceiros para a distribuição. Gostar de desafios, estar disposto a correr riscos e não querer ganhar dinheiro rápido são características necessárias para empreendedores inovadores, segundo Arcangeli.

4. Busque a validação de especialistas
Especialista - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

A primeira dúvida que surge a partir de algo com uma proposta inovadora é: “Funciona?”. Por isso, buscar a validação de especialistas da área é fundamental, segundo Arcangeli. A Beauty’In tem entre seus funcionários dermatologistas e nutricionistas e realiza testes para comprovar a eficácia dos produtos.

De acordo com Arcangeli, os testes foram feitos no instituto de pesquisas italiano Farcoderm e apontaram diminuição da profundidade das rugas em 20% e aumento de 24% na firmeza da pele, se os produtos forem consumidos por 60 dias contínuos. 

5. Relacione-se com pessoas de outros segmentos
Networking - iStockphoto - iStockphoto
Imagem: iStockphoto

Para a empresária, estar em contato com pessoas que pesquisam tendências e desenvolvem novas tecnologias em diversos setores pode ajudar a desenvolver o pensamento inovador.

“Pesquisar outros segmentos ajuda a ‘pensar fora da caixa’. Na Éh Cosméticos, trouxe nomenclaturas de tratamentos de pele para produtos de cabelo, como o xampu esfoliante, por exemplo. É importante manter contato com empresas de matéria-prima, de embalagens”, declara.

Onde encontrar:

Beauty'In: www.beautyin.com

Cristiana Arcangeli conta a história da sua empresa, a Beauty'In