IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reality show de e-commerce mostra que preço baseado na intuição dá prejuízo

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

04/07/2015 06h00

Precificar os produtos seguindo a intuição, sem considerar custos fixos do negócio, como aluguel e folha de pagamento, é um dos erros do empresário Alcyr da Silva Ferreira Neto, 35, dono da loja virtual Empório do Lazer, e também de muitos empreendedores. Esse é o tema do quarto episódio do reality show de negócios Impulso Digital, idealizado pelo UOL E-commerce.

Ele diz que faz as contas de cabeça para definir por quanto os produtos serão vendidos. Ele leva em consideração o preço de custo do item, uma estimativa do valor dos impostos e um valor que considera justo para ser seu lucro. Mas, desde a inauguração, em 2009, ele não vê sobrar dinheiro no caixa.

“Concorrência é uma coisa muito complicada. Você trabalha com um preço, dá cinco minutos e o seu concorrente baixou R$ 1. Você vai e baixa e ele vai e baixa de novo. É uma guerra pessoal, você quer estar sempre na frente”, diz o empresário.

Ricardo Ramos, fundador e CEO da consultoria Precifica, afirma que, antes de começar a olhar concorrência para tomar decisões, o empresário precisa ter ideia do preço mínimo a que pode chegar em cada produto. “Se você não olhar para sua formação de preço, se pular essa etapa, pode até começar a vender muito, mas vai vender errado e seu prejuízo vai ser multiplicado.”

In Hsieh, mentor do Impulso Digital, diz que concorrência não é só briga de preços. Isso, inclusive, é prejudicial aos negócios, segundo ele. “Você pode ter concorrentes com bastante dinheiro que conseguem brigar com você por mais tempo. Ele vai financiando o preço mais baixo.”

Estoque encalhado é outro problema

O empresário afirma ter um estoque encalhado de cerca de R$ 55 mil. São produtos que ocupam espaço e que vão se deteriorando com o tempo. Para dar giro às mercadorias, ele seguiu a recomendação de Adriano Campos, consultor do Sebrae-SP, e montou kits combinando itens encalhados com aqueles que têm melhor saída ou maior margem de lucro.

Além disso, com o uso de planilhas, ele mapeou sua concorrência, definiu o preço mínimo dos produtos, considerando custos fixos, variáveis e o lucro desejado, e ainda tem um melhor controle do estoque.

“A maioria dos empreendedores tem muito medo de planilha. A gente não tem educação desde a escola para uso de planilha, matemática, ciências exatas. Isso é fundamental na vida de um empreendedor, é a melhor ferramenta, o melhor amigo de um empreendedor. Tem que usar todos os dias para seu controle”, diz Hsieh.

O que é o reality?

O Impulso Digital é um reality show online idealizado pelo UOL E-commerce que mostra o dia a dia e os desafios de gerenciar um e-commerce. O personagem principal do programa é o empresário Alcyr da Silva Ferreira Neto, 35, dono uma loja física e de um site de artigos para churrasco e festas.

Ao todo, o reality terá duração de dez meses, com a publicação de novos episódios e vídeos explicativos no site (http://zip.net/blrwGc, link encurtado) e no canal do YouTube (http://zip.net/blq694, link encurtado). A cada mês, um tema diferente é abordado. No próximo episódio, a empresa passará por uma reformulação.

Além dos vídeos, também serão disponibilizadas no site do programa apostilas, planilhas e apresentações sobre os temas tratados a cada semana.