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Empresa de Jaú (SP) dá prêmio a Schwarzenegger por suplemento esportivo

Schwarzenegger com o troféu durante a feira fitness Arnold Classic Brasil - Carduz/Divulgação
Schwarzenegger com o troféu durante a feira fitness Arnold Classic Brasil Imagem: Carduz/Divulgação

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

14/07/2015 06h00

Para destacar sua marca e promover o setor fitness no Brasil, a loja de suplementos esportivos Corpo Ideal criou uma premiação para reconhecer as melhores marcas e produtos do segmento. Um dos troféus foi erguido por ninguém menos do que o ator Arnold Schwarzenegger durante o evento Arnold Classic Brasil, realizado em maio, no Rio de Janeiro. O astro está de volta num novo "Exterminador do Futuro".

Cerca de 70 empresas competiram em 19 categorias. Os vencedores foram eleitos pelo público, por meio de uma votação no hotsite do Prêmio Corpo Ideal. Schwarzenegger foi premiado na categoria “melhor proteína isolada importada”, pelo produto Iron Whey, que faz parte da Arnold Schwarzenegger Series, sua linha de produtos de nutrição esportiva.

“Ele é um ícone do fisiculturismo e ficamos muito felizes em dar a ele seu primeiro prêmio no Brasil. Sem dúvida, sua participação ajuda a trazer credibilidade para a iniciativa”, diz Cristiano Carignato, fundador da Corpo Ideal. O prêmio foi recebido no palco por uma representante de sua marca, mas o ator retirou e posou com o troféu no seu estande na feira Arnold Classic Brasil.

Empresário investiu R$ 100 mil na iniciativa
Corpo Ideal - Divulgação - Divulgação
Cristiano Carignato era consumidor de suplementos quando fundou a Corpo Ideal
Imagem: Divulgação

Segundo Carignato, a primeira edição do prêmio superou as expectativas. Foram mais de 35 mil votos --só era possível votar uma vez por CPF. Ele investiu cerca de R$ 100 mil na iniciativa e pretende levá-la adiante nos próximos anos. Segundo Carignato, não foi possível medir os resultados da ação.

“O objetivo do prêmio é tornar este mercado mais conhecido e acabar com os preconceitos que ainda existem em relação aos suplementos alimentares. Não viso o aumento de faturamento e, sim, fazer da marca Corpo Ideal uma referência no segmento”, declara.

A lista completa de vencedores está disponível no site (http://zip.net/bbry2x, link encurtado). Nem todas as marcas participantes do concurso são vendidas pela empresa. Segundo empresário, a decisão foi para dar credibilidade ao concurso. Também por isso a votação aconteceu em um hotsite criado especialmente para a premiação e não na loja virtual da empresa.

A Corpo Ideal foi fundada em 2006, em Jaú (287 km a noroeste de São Paulo) e nasceu como loja virtual com investimento de cerca de R$ 15 mil. O site trazia o endereço da sede da empresa, que era a casa de Carignato, e, segundo ele, era comum receber clientes que tocavam sua campainha.

“Percebi a necessidade de ter uma loja física, onde as pessoas pudessem ter mais informações sobre os produtos. Em 2007, inaugurei a primeira unidade. Dois anos depois, veio a segunda loja, também no interior, em Bauru”, diz o empresário. O faturamento e o lucro não foram divulgados.

Estratégia é boa, mas precisa ter credibilidade, diz consultora

Para Cassia de Freitas, consultora do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), a iniciativa é uma boa estratégia de divulgação e de construção de marca. Além disso, conseguir a participação de um famoso também é positivo, pois gera mídia espontânea. No entanto, ela diz que são necessários alguns cuidados para que haja credibilidade.

“Restringir a votação por CPF é uma maneira de mostrar que há alguma idoneidade, pois os votos vão espelhar a opinião dos consumidores e não de quem tem tempo para ficar online votando”, declara.

Manter a votação em um hotsite independente também é uma estratégia correta, já que o objetivo não é aumentar as vendas, pois evita que a loja virtual da empresa saia do ar no caso de muitos acessos para a votação.

No entanto, para transformar o prêmio em um selo de qualidade, é importante atrair especialistas da área, ou seja, nomear um júri e definir critérios para as escolhas. “Isso passa mais credibilidade ao mercado. É bom atrair o público para a votação, mas ele pode ficar restrito a uma das categorias, por exemplo”, declara.

Segundo Freitas, também é importante mensurar os resultados, afinal, o dinheiro investido precisa dar retorno. “É possível mensurar pelo número de acessos ao site, pelas propostas que recebeu e fazer uma pesquisa com o público antes e depois para saber se mudou a percepção de marca”, afirma. 

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