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Servir com amor traz sucesso aos negócios, diz Deepak Chopra; veja 7 dicas

O médico indiano Deepak Chopra (à esq.), o ex-secretário de Estado dos EUA Colin Powell (ao centro) e o CEO do Grupo Sage, Stephen Kelly - Divulgação
O médico indiano Deepak Chopra (à esq.), o ex-secretário de Estado dos EUA Colin Powell (ao centro) e o CEO do Grupo Sage, Stephen Kelly Imagem: Divulgação

Renata Gama

Do UOL, em Nova Orleans (EUA)*

30/07/2015 06h00

"Amar e servir". Em duas palavras, o médico indiano e autor de best-sellers de auto-ajuda Deepak Chopra resume o que seriam os ingredientes essenciais para que o sucesso chegue naturalmente aos negócios. "Ação sem amor é irrelevante", diz.

Diante de uma plateia repleta de pequenos e médios empresários participantes do Sage Summit, convenção voltada ao empreendedorismo realizada em Nova Orleans (EUA), ele enumerou o que chama de "sete leis" para a prosperidade nas empresas. O evento vai até esta quinta-feira (30).

O painel de abertura foi mediado pelo CEO do Grupo Sage, Stephen Kelly, e contou ainda com a presença do general Colin Powell, ex-secretário de Estado dos EUA, que propôs um empreendedorismo voltado à comunidade.

Entusiasta da cultura do bem-estar nos ambientes social e econômico, Chopra aconselhou as empresas a cultivarem relações humanas de qualidade para acionar uma cadeia de satisfação. "Clientes estão felizes se os empregados estão felizes. E os investidores estão felizes se os clientes estão felizes."

Segundo o guru, a fórmula para empresas mais humanizadas passa pelo conceito de "atenção plena". "Aqueles que ignoram os empregados e as pessoas à sua volta provocam o desengajamento", declara. "É preciso dar atenção e afeto para ter certeza de transmitir uma visão clara e certeira do que se quer."

A seguir, veja as sete leis do sucesso natural nas empresas, segundo ele.

1. Ser bom observador
Observador - Rogério Cassimiro/Folhapress - Rogério Cassimiro/Folhapress
Imagem: Rogério Cassimiro/Folhapress

Prestar atenção às necessidades e humores dos funcionários, clientes e parceiros, segundo Chopra, é o passo que estrutura todas as demais ações na empresa. "Saiba ouvir e interpretar a linguagem corporal."

2. Usar a inteligência emocional
Comunicativo - Stock Photo - Stock Photo
Imagem: Stock Photo

"É preciso ter empatia para se comunicar bem", diz. Colocar-se no lugar de clientes, colaboradores e parceiros melhora a relação das empresas com todos, segundo Chopra.

3. Servir o outro
Servir - Lucas Jackson/Reuters - Lucas Jackson/Reuters
Imagem: Lucas Jackson/Reuters

A consequência natural para quem sabe observar e ouvir é ser capaz de enxergar as necessidades dos outros. É nelas que moram as oportunidades. "Pergunte-se como você pode atender às necessidades do outro."

4. Acompanhar resultados
Resultados - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Segundo Chopra, monitorar o andamento das ações tomadas é essencial para detectar erros e acertos nos negócios.

5. Ter autoconfiança
Confiante - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Sem cuidar de si mesmo, o empreendedor perde força e energia. Para ser um líder, é preciso também dar atenção a si. "Empodere-se, cuide-se, tenha cuidado com sua própria saúde."

6. Aceitar a própria realidade
Inveja - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Não queira ser o que não é. Segundo Chopra, aceitar a própria realidade é uma forma de o empresário se abrir e aproveitar as oportunidades que lhe são dadas. "Eu sempre penso que sou feliz de nascer no lugar certo e no tempo certo", diz.

7. Estar preparado
Estudar - Leonardo Wen/Folhapress - Leonardo Wen/Folhapress
Imagem: Leonardo Wen/Folhapress

Buscar conhecimento, estudar, pesquisar, testar ideias são condições essenciais para o sucesso. "Sorte é o encontro da oportunidade com o preparo."

*(A jornalista viajou a convite do Grupo Sage)
 

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