IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Franquia de quiosque agora vende cerveja em bares para ganhar mais clientes

A cerveja tcheca Primátor é um dos rótulos vendidos pela franquia Mr. Beer - Divulgação
A cerveja tcheca Primátor é um dos rótulos vendidos pela franquia Mr. Beer Imagem: Divulgação

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

31/07/2015 06h00

Cervejas artesanais importadas que eram vendidas apenas pela franquia Mr. Beer agora também são encontradas em bares, restaurantes e empórios do país. A empresa, que até então atuava somente com lojas e quiosques franqueados, começou a diversificar os canais de venda em março para tornar os rótulos que comercializa mais conhecidos.

Das 120 cervejas importadas com exclusividade pela franquia, 50 passaram a ser vendidas em outros estabelecimentos. Os preços variam de R$ 23,90, para a cerveja tcheca Primátor Weizen, a R$ 52,90, valor da garrafa da norte-americana Imperial Worthy IPA.

“Tínhamos um problema em nossas lojas e quiosques porque muitos clientes não conheciam os rótulos exclusivos. Por não verem essas cervejas em outros lugares, acabavam desistindo da compra”, diz Alexandre Guerra, gestor do canal varejo da Mr. Beer.

Com a entrada no varejo, a empresa espera que os canais de distribuição atuem de maneira complementar. “A partir de agora, ele [consumidor] verá a mesma cerveja nas nossas lojas, no empório e no restaurante que ele frequenta”, declara.

A ideia é que, com mais canais de venda, a empresa possa importar em maior volume e com preços menores, segundo o executivo. No entanto, o ele não soube dizer se, com o desconto dos fornecedores, o preço final do produto para o consumidor ficará mais barato.

Também é esperado um aumento nas vendas das cervejas da franquia. No entanto, a meta de crescimento não foi revelada.

As cervejas já chegaram a, aproximadamente, 400 pontos de venda no país, de acordo com a franquia. A meta é atingir 5.000 estabelecimentos. Em abril, a franquia também entrou para o mercado de clubes de assinatura.

Guerra também afirmou que a diversificação de canais não prejudicará os planos de expansão da franquia nem as vendas das lojas e quiosques existentes, 80 no total.

A empresa pretende, ainda, oferecer treinamento para os estabelecimentos que passarem a vender as cervejas importadas pela franquia. "Quem vai vender, tem de conhecer o produto", afirma Guerra.

Mestre cervejeiro fala sobre sua rotina