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'Uso quadro branco, papel e caneta para criar', diz cofundador do YouTube

Chad Hurley foi destaque no Sage Summit, convenção realizada em Nova Orleans (EUA) - Reprodução/TV
Chad Hurley foi destaque no Sage Summit, convenção realizada em Nova Orleans (EUA) Imagem: Reprodução/TV

Renata Gama

Do UOL, em Nova Orleans (EUA) *

07/08/2015 06h00

Chad Hurley e os amigos Steve Chen e Jawed Karim tiveram uma ideia aparentemente simples. Os ex-funcionários do PayPal, empresa de pagamento online, criaram uma página de compartilhamento de vídeos caseiros. Era o YouTube. O site que nasceu numa garagem na cidade de San Francisco, Califórnia (EUA), em 2005, foi comprado um ano depois pelo Google por US$ 1,65 bilhão.

Para contar como um negócio revolucionário começa de pequenas ideias, Hurley esteve no Sage Summit, convenção para pequenos empreendedores realizada em Nova Orleans (EUA) pelo Grupo Sage. “Uso um quadro branco, pedaços de papel, sento e escrevo algumas notas, pinçando ideias”, disse.

Ele ainda falou do que levou o trio à decisão de fechar negócio com o Google. O crescimento explosivo da audiência do YouTube levou a custos altos para suportar os acessos. Além disso, houve a pressão das grandes empresas de internet, canais de TV e indústria da música por questões autorais. 

“Basicamente, aceitamos que o que estávamos fazendo era para todos e começamos a trabalhar com o Google. Com isso, elevamos o negócio a outro nível. Sinto-me abençoado pela experiência que tive.”

Hurley hoje trabalha na criação de um aplicativo com foco em produção colaborativa de vídeos, o MixBit. A seguir, veja cinco dicas dele para dar asas à sua ideia de negócio:

1. Ideias boas nascem de coisas simples
ideias boas - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Não é necessário ter um projeto revolucionário para conseguir sucesso, segundo o cofundador do YouTube. “A ideia de que negócios nascem de um grande plano ou de uma grande visão não é verdadeira. Trata-se mais de absorver uma coisa pequena e tentar construir em cima dela”, afirma.

2. Testar opiniões é importante
expor projeto - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Trocar ideias ajuda no processo de desenhar os planos e a testar a opinião das pessoas. “Gasto um tempo em frente ao quadro branco e conversando com amigos e colegas sobre as ideias que pincei”, diz Hurley.

3. Conectar coisas isoladas cria relevância
conectar - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Segundo Hurley, uma forma de criar valor é construir pontes entre partes que antes estavam separadas. “Como no Facebook, a ideia principal era conectar pessoas de uma escola. Uma coisa que se conecta com outra cria relevância.”

4. A realização depende de uma boa equipe
equipe - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Você não precisa ser expert em um assunto para o negócio dar certo, diz Hurley. Mas tem de ter as pessoas certas ao seu lado. “Tenha um bom time. Nós não tínhamos a menor ideia de como trabalhar com vídeo. Não sabíamos nada de vídeo. Mas chamamos quem sabia.”

5. Falhas fazem parte do sucesso
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Imagem: shutterstock

Hurley defende que os erros ajudam a aperfeiçoar o negócio, desde que o empreendedor tenha capacidade de reconhecê-los e corrigi-los. “Por trás do sucesso há um histórico de falhas. Tudo que você precisa é saber lidar com elas. Acredite que pode resolver.”

*(A jornalista viajou a convite do Grupo Sage)

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