IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Não sabe por onde começar sua empresa? Autor dá 3 passos para sair do zero

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

01/09/2015 06h00

Colocar uma ideia de negócio em prática é uma das principais dificuldades de quem deseja empreender. Investidores de start-ups, por exemplo, dizem que o grande diferencial na hora de definir um aporte é a capacidade de execução do empreendedor.

Para ajudar a "destravar" potenciais empreendedores, o UOL entrevistou Paulo Vieira, coach e autor do livro “O Poder da Ação”, que indica três passos a quem deseja sair da inércia e iniciar o próprio negócio.

1. Saiba onde quer chegar
Saiba onde quer chegar - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O primeiro passo é saber claramente o que se quer fazer e onde se pretende chegar. Vieira diz que é necessário o empreendedor colocar no papel as atividades que deseja desenvolver, que tipo de negócio pretende montar, em que local pretende se instalar e assim por diante.

“Não adianta entrar no mundo empresarial sem destino claro, sem saber para onde ir. Isso é paralisante”, afirma.

2. Pesquise e busque recursos
Busque recursos - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Pesquisar a fundo o ramo em que pretende atuar, conversar com outras pessoas a respeito para colher novas ideias e impressões (especialistas da área e também leigos), visitar empresas do setor é fundamental para entender como o negócio funciona, suas oportunidades e riscos.

“Buscar conhecimento sobre o setor ajuda na hora de mapear as necessidades do futuro negócio. A partir daí, é possível começar a buscar os recursos necessários para tirar a ideia do papel: dinheiro, parceiros, funcionários etc.”

3. Ponha a mão na massa e tenha uma atitude vencedora
Mantenha a atitude vencedora - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Depois de reunir os recursos necessários, é hora de começar a trabalhar. Vieira diz que o empreendedor precisa de automotivação para não desanimar diante dos obstáculos que vai enfrentar e que, para isso, é necessário manter o foco nas coisas certas.

“Estamos em meio a uma crise econômica e ética, juros altos, inflação, enfim, há uma série de justificativas para fracassar. Mas é necessário pensar: 'o que eu vou fazer para crescer apesar de tudo isso?' Olhe para o futuro, coloque sua energia nas oportunidades que existem para sua empresa. Essa atitude vencedora faz toda a diferença.”

Especialista do Sebrae tira dúvidas de empreendedores