IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Deixe de ser louco para ser líder com sua ideia', diz criador do Android

Renata Gama

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/09/2015 06h00

Criador do sistema operacional Android, o engenheiro americano Andy Rubin esteve em São Paulo, onde participou da inauguração do espaço Cubo, ambiente de coworking e apoio a start-ups de tecnologia idealizado pelo Itaú Unibanco e o fundo Redpoint eventures. Em conversa com donos de empresas e investidores sobre sua trajetória empreendedora, ele falou do poder de uma ideia que se torna realidade.

Andy, Jeff e Romero - Renata Gama/UOL - Renata Gama/UOL
Andy Rubin, criador do Android, Jeff Brody, do fundo Redpoint e Romero Rodrigues, fundador do Buscapé, em São Paulo
Imagem: Renata Gama/UOL

"Quando sua ideia se torna real, ela deixa de ser loucura e as pessoas começam a te seguir", diz. A ideia inicial de Rubin era criar o melhor celular do mundo. "Queria um telefone no qual eu pudesse colocar todas as coisas importantes." Uma maluquice para o ano de 1999.

Mas, a partir do momento em que ele e mais meia dúzia de engenheiros, em companhia de um cachorro, conseguiram o feito funcionar nos primeiros protótipos, o destino dos celulares do mundo estava mudado. 

Primeiro, a sua start-up, a Danger, criou o smartphone "always-on" e logo chamou a atenção de investidores do fundo de capital Redpoint e foi adquirida pela Microsoft. Depois, Rubin fundou o Android, comprado pelo Google, em 2005. Hoje, o engenheiro mudou de lado e virou investidor. Desde janeiro deste ano, é sócio do Redpoint.

A seguir, veja cinco dicas dele para empreendedores:

1. Torne a ideia realidade

"De onde as ideias vêm? Elas vêm do meio onde vivemos, das necessidades. Inovar é empreender", diz Rubin. Mas, segundo ele, até que elas não se tornem realidade, o empreendedor muitas vezes é visto como maluco. Mas basta tirá-las do papel. "Quando sua ideia se torna real, ela deixa de ser loucura e as pessoas começam a te seguir."

2. Seja capaz de liderar

Para Rubin, o empreendedor precisa ter a noção de que não consegue realizar nada sozinho. Ele precisa de pessoas aliadas e capazes, mas também de habilidade para se relacionar com elas. Antes de empreender, segundo ele, é necessário se perguntar: "Posso liderar um time? Por que as pessoas vão me seguir?"

3. Desapegue da ideia

Quando o Android se mostrou viável, foi preciso desapegar da ideia e deixá-la seguir nas mãos de outra empresa para que ganhasse escala. "Tínhamos uma equipe com alguns engenheiros e um cachorro. Decidimos que seria mais sábio nos unir ao Google, por ser mais fácil de tomar escala."

4. Seja aberto às novas tecnologias

Mesmo os empreendedores que não trabalham com base tecnológica precisam assumir que estão expostos às novas tecnologias. "Se você quer empreender, precisa ver a tecnologia com bons olhos, se sentir confortável com ela."

5. Ouça os investidores

Segundo Rubin, ouvir quem entende de negócio é primordial para crescer. "Ouça os investidores. Para ser uma pessoa melhor, você precisa ouvir quem está ao seu redor. Para ser uma empresa melhor, é preciso ouvir os investidores. Os melhores conselhos vêm deles."

Especialista do Sebrae tira dúvidas de empreendedores