Teste: sua empresa está pronta para inovar?
Não importa o tamanho da empresa: se ela não inovar, logo estará fora do mercado, afirma Daniel Rodrigues, da consultoria de negócios Pieracciani. Segundo o especialista, a inovação permite que novos negócios cheguem ao mercado para disputar espaço com empresas já estabelecidas.
Mas não é necessário lançar um produto ou serviço revolucionário para inovar. Mudar a forma de executar uma tarefa do dia a dia, simplificando processos, reduzindo custos ou ganhando agilidade, já é inovação.
"Não é preciso muito capital ou um centro de pesquisa e desenvolvimento para se tornar inovador", diz o consultor. Ele diz que a inovação se baseia em quatro pilares principais: estratégia, processos, pessoas e ambiente.
"A estratégia define onde a empresa quer chegar com a iniciativa. Os processos vão garantir as condições para a inovação, como disponibilidade de tempo da equipe e recursos financeiros. Os funcionários devem ser motivados a tentar coisas novas. O ambiente precisa favorecer a interação entre os funcionários de diferentes áreas e da própria empresa com seus concorrentes e universidades, por exemplo."
A pedido do UOL, o consultor elaborou um teste para medir qual a capacidade de inovação das pequenas empresas.
$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://economia.uol.com.br/quiz/2015/09/14/sua-empresa-esta-pronta-para-inovar.htm')
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.