IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Teste: sua empresa está pronta para inovar?

Larissa Coldibeli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/09/2015 06h00

Não importa o tamanho da empresa: se ela não inovar, logo estará fora do mercado, afirma Daniel Rodrigues, da consultoria de negócios Pieracciani. Segundo o especialista, a inovação permite que novos negócios cheguem ao mercado para disputar espaço com empresas já estabelecidas.

Mas não é necessário lançar um produto ou serviço revolucionário para inovar. Mudar a forma de executar uma tarefa do dia a dia, simplificando processos, reduzindo custos ou ganhando agilidade, já é inovação.

"Não é preciso muito capital ou um centro de pesquisa e desenvolvimento para se tornar inovador", diz o consultor. Ele diz que a inovação se baseia em quatro pilares principais: estratégia, processos, pessoas e ambiente.

"A estratégia define onde a empresa quer chegar com a iniciativa. Os processos vão garantir as condições para a inovação, como disponibilidade de tempo da equipe e recursos financeiros. Os funcionários devem ser motivados a tentar coisas novas. O ambiente precisa favorecer a interação entre os funcionários de diferentes áreas e da própria empresa com seus concorrentes e universidades, por exemplo."

A pedido do UOL, o consultor elaborou um teste para medir qual a capacidade de inovação das pequenas empresas. 

$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://economia.uol.com.br/quiz/2015/09/14/sua-empresa-esta-pronta-para-inovar.htm')

Esqueçam o emprego e sejam empreendedores, diz Nobel da Paz