IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Termina hoje feirão online para empresa renegociar dívidas com desconto

Do UOL, em São Paulo

09/10/2015 06h00

Empresas com "nome sujo" na praça só têm até esta sexta-feira (9) para renegociar suas dívidas pela internet no Feirão Limpa Nome Online da Serasa Experian. O serviço grátis conta com a participação de 90 credores de vários segmentos com condições especiais, como prazos estendidos e descontos de até 80%.

O feirão só vale para dívidas financeiras relacionadas na base de dados da Serasa. O empresário deve acessar o site (http://zip.net/bwr01G, url encurtada), fazer o cadastro e verificar se seus credores estão participando. As propostas são apresentadas de forma individualizada.

Empresas que desejam apenas obter informações sobre dívidas também podem acessar o serviço sem custo. Desde o início do feirão, a cada seis minutos, um empresário acessa o serviço online para checar seus débitos, segundo a Serasa.

Micro e pequenas empresas são maioria no feirão

Do total de empresas que acessaram, 89% são de micro ou pequeno portes. A maioria é do Estado de São Paulo (44%), seguido de Rio de Janeiro (9%), Minas Gerais (8%) e Paraná (6%). Na divisão por região, a maioria (63%) é da região Sudeste, seguida de Nordeste (14%), Sul (13%), Centro-Oeste (6%) e Norte (4%).

O segmento que mais procurou o serviço gratuito foi o de serviços para empresas, que representa 21% dos acessos. Depois, vêm serviços para pessoa física (16%), varejo de bens duráveis (16%), varejo de bens não duráveis (8%) e atacado de bens duráveis (6%). 

Negociação online pode emitir boleto na hora

Para iniciar o processo, o responsável pela empresa clica no nome da companhia com a qual deseja negociar. Surgirá uma nova janela apresentando as pendências da empresa inadimplente e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, site e chat). Em alguns casos, é possível que o boleto de pagamento já esteja à disposição a partir de uma proposta inicial feita pelo credor. 

As negociações contam com proteção de um sistema antifraude, para preservar os dados das empresas. Um levantamento de julho/2015, da Serasa Experian, revelou que 3,9 milhões de companhias estão inadimplentes, do total de 7,9 milhões de empresas operacionais, ou seja, praticamente metade das empresas ativas está com dívidas atrasadas.

Especialista do Sebrae tira dúvidas de empreendedores