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Barbudos faturam até R$ 200 mil por mês com cera de bigode e xampu de barba

Larissa Coldibeli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/10/2015 06h00

Três empresas viram oportunidades nos cosméticos para barbas. Os donos são três barbudos: Samuel Tonin, 38, Rafael Proença, 29, e Vinícius Vasconcelos, 28. Ao procurarem produtos para os pelos do rosto, não acharam nada brasileiro. Isso os motivou a fabricar xampus, cera e óleos hidratantes e a fundar a Sobrebarba (Rio de Janeiro), Barba Brava (Curitiba), e Don Alcides Barber Shop (Belo Horizonte). 

Os produtos, que têm identidade visual retrô, são vendidos nas lojas virtuais de marca própria, em sites de cosméticos masculinos e também são distribuídos para barbearias. “A aceitação está sendo boa porque inclusive os profissionais dessa área sentiam falta de produtos específicos para o acabamento das barbas”, diz Vinícius Vasconcelos, da Don Alcides Barber Shop. 

Os preços partem de R$ 30 para cera modeladora de bigode, variam de R$ 34 a R$ 39,90 para xampus de barba e de R$ 54 a R$ 59,90 para óleos hidratantes. As marcas também vendem pente de madeira para modelar e controlar o frizz (fios rebeldes) dos pelos, que custam de R$ 26 a R$ 30. Segundo os empresários, as fórmulas têm componentes que ajudam a evitar coceira e irritação.

“Quanto mais longa, de mais cuidados a barba precisa para não ficar parecendo de mendigo. E a pele do rosto é diferente da do couro cabeludo, que é mais oleoso, não dá para usar os mesmos produtos”, diz o analista de sistemas Rafael Proença, da Barba Brava, que cultiva os pelos do rosto há 10 anos. Ele não teme o fim da moda da barba, pois crê que a escolha faz parte de um estilo de vida.

Comunidade online mostrou viabilidade do negócio

Samuel Tonin, da Sobrebarba, também cultiva a barba há uma década, mesmo no calor carioca. “Eu só conseguia deixar a barba crescer até certo ponto, porque ficava difícil de cuidar, o xampu comum ressecava. Há três anos, descobri importados específicos. Vi que faz diferença. Ela ficou mais macia e maleável, os amigos começaram a perguntar.”

Tonin começou a publicar resenhas sobre os importados na internet e a criar uma comunidade virtual de barbudos. Mas a dificuldade e o alto custo para trazer os cosméticos do exterior o fizeram perceber a existência de um mercado nacional. Investiu cerca de R$ 260 mil no negócio. Os primeiros produtos foram lançados em janeiro. O faturamento ainda varia, de R$ 50 mil a R$ 200 mil por mês, afirma.

No caso da Barba Brava, o investimento inicial foi de R$ 150 mil. A empresa foi lançada no final de julho e fatura cerca de R$ 50 mil por mês. Os lucros das empresas não foram divulgados. A Don Alcides, que chegou ao mercado em setembro, não divulga os dados financeiros. Todas trabalham com duas linhas de aromas: uma amadeirada e uma cítrica.

No radar das empresas, está o lançamento de novos produtos. A Sobrebarba aposta no retorno dos clientes nas redes sociais para desenvolver modeladores com diferentes níveis de fixação. A Barba Brava está desenvolvendo um tipo de óleo hidratante conhecido como balm. E, para além da barba, a Don Alcides pretende lançar uma linha masculina de xampu, condicionador e filtro solar.

Setor é promissor, mas exige novidades, diz consultor

Adriano Augusto Campos, consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa), diz que o mercado de cosméticos masculinos é uma tendência. “A nova geração tem menos preconceito de cuidar de si mesmo, está investindo mais tempo e dinheiro para se cuidar”, declara.

Ele diz que o nicho é uma boa aposta para pequenas empresas porque não é explorado pelas grandes companhias, além de ter um público que tende a ser fiel quando gosta de um produto. No entanto, é importante ficar atento à legislação específica, regulada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O desafio, segundo ele, é sobreviver a uma eventual saturação do mercado, caso muitas empresas resolvam apostar no segmento. “As empresas têm que procurar driblar a concorrência com o lançamento de novos produtos, que tenham novas funções, para não perder o apelo da novidade.”

Outro ponto importante, segundo o consultor, é educar o consumidor. “No final das contas, se cuidar vira um ritual. O cliente que gasta mais fica mais exigente. É importante dar informações a ele sobre o porquê de usar determinado produto, quais são suas funções e propriedades”, afirma.

Onde encontrar:

Barba Brava: www.barbabrava.com.br

Don Alcides Barber Shop: www.donalcides.com.br

Sobrebarba: www.sobrebarba.com.br

Empresários apostam em barbearias em todo o país