IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresa deve emocionar sem chatice para ser falada nas redes; veja dicas

Patricia Weiss é curadora do curso de pós-graduação em branded content do Senac - Divulgação
Patricia Weiss é curadora do curso de pós-graduação em branded content do Senac Imagem: Divulgação

Renata Gama

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/11/2015 06h00

Empresas que desejam ser faladas nas redes sociais precisam produzir conteúdo que comova sem ser chato, segundo a publicitária Patrícia Weiss durante palestra dedicada ao branded content (conteúdo de marca) no Senac. O centro de estudos está lançando um curso de pós-graduação sobre o tema com a curadoria da especialista.

Segundo ela, a produção de conteúdo próprio para divulgar um negócio é tendência. “O branded content (conteúdo de marca) está saindo da posição de alternativa para fazer parte da estratégia de marketing”, disse. Isso porque, segundo ela, a propaganda tradicional não acompanha a mudança na forma como o público interage, especialmente na internet.

“Há uma transferência de poder de quem produz e distribui a informação para quem consome”, afirma. “A audiência não é mais passiva. Ela é coautora, produz cultura e é participativa”, diz.

Nesse sentido, o conteúdo de marca leva vantagem em relação às grandes campanhas de marketing nas TVs, segundo ela, pois é capaz de provocar conversas com a audiência. “O objetivo do branded content é gerar conexão, envolvimento, engajamento”, diz.

E esta é uma boa notícia para os micro e pequenos negócios, que nem sonham em pagar uma campanha milionária na TV. “Para o pequeno empreendedor é possível. Graças à internet, é viável. Não precisa fazer uma megaprodução de Hollywood. Pode ser algo simples, mas algo que faça sentido, que consiga conectar emocionalmente e representar o significado, o propósito da marca”, diz.

A seguir, veja dicas da especialista para pequenas empresas criarem conteúdo de marca poderoso:

1. Seja original e entretenha

Segundo Weiss, o conteúdo de marca deve ser criativo, interessante e entreter seu público. “Se não houver criatividade, não há branded content de qualidade”, diz. “Deve ser um conteúdo original e relevante, que pode informar, ser útil e até educar enquanto entretém.”

2. Dê o que falar

“O conteúdo de marca é voltado para dar o máximo de papel para a audiência e para a coautoria”, afirma Weiss. Isso é possível quando o conteúdo instiga comentários, compartilhamentos e até debates, abrindo uma conversa com a marca. “Propaganda é o que a marca quer dizer, branded content é o que a audiência quer falar a respeito da marca.”

3. Inspire e comova

Uma forma de tornar o conteúdo de marca relevante é dialogar com a emoção. “O branded content deve ser orientado para o ser humano, inspirar. Os melhores roteiristas do mundo prestam atenção nas pessoas.”

4. Mostre o propósito da marca

Para a publicitária, o conteúdo de marca deve mostrar o propósito da empresa. “Não tem mais quem compre só pela qualidade. O propósito mostra o caráter da marca. A marca que não mostra a intenção tende a descambar.” Mas propósito, afirma, não é listar as vantagens de um produto. Ele tem a ver com a visão de mundo. “Menos promessa, mais propósito.”

5. Não perturbe

Segundo Weiss, o que diferencia o conteúdo de marca da propaganda comum é não ser chato ou invasivo. E esse é o grande desafio para as agências de propaganda. “O branded content deve transmitir o propósito da marca sem ser intrusivo ou interruptivo”, diz. Para isso, ele pode ser “imersivo, contagiante”. Mas nunca deve “saltar” na frente dos olhos do público.

Dono de loja de brinquedos fica chateado quando vende

UOL Notícias