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Dica de autores de best-sellers: seja 'do contra' e se dê bem nos negócios

Malcolm Gladwell (à esq) e Daniel Goleman durante palestra na HSM Expomanagement - Divulgação/@_openspace_
Malcolm Gladwell (à esq) e Daniel Goleman durante palestra na HSM Expomanagement Imagem: Divulgação/@_openspace_

Larissa Coldibeli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/11/2015 06h00

“O empreendedor tem que ser 'do contra'. Não no sentido de ser arrogante, mas por ser alguém disposto a fazer algo embora as outras pessoas não acreditem”, diz Malcolm Gladwell, autor dos best-sellers “O Ponto da Virada” e “Blink”, com mais de 20 milhões de livros vendidos. Ele foi um dos palestrantes da HSM Expomanagement, evento para gestores de empresas realizado em novembro, em São Paulo.

Daniel Goleman, autor de “Inteligência Emocional”, que vendeu mais de 5 milhões de exemplares em 40 idiomas, também participou do evento, onde falou da importância de manter o foco mesmo em momentos de crise. “Líderes têm dificuldade em se manter focados. Com a crise, essa necessidade aumenta, mas fica mais difícil, pois o estresse é inimigo do foco”, afirma.

Veja abaixo quatro dicas dos autores para trabalhar melhor pelo seu negócio:

1. Seja 'do contra'

Gladwell, autor de "Blink", afirma que o empreendedor não pode temer a opinião alheia e precisa levar sua ideia adiante mesmo que os outros não acreditem nela. “O empreendedor tem que ser desagradável. Não no sentido de ser arrogante, mas por ser alguém disposto a fazer algo embora as outras pessoas não acreditem.”

Ele diz que, em alguns casos, ser uma pessoa de fora do setor ou não ter experiência na área pode ajudar a identificar as mudanças necessárias. “Perceba que o mundo mudou, não queria fazer as coisas de um jeito predeterminado”, declara.

2. Mantenha o foco

Segundo Goleman, autor de "Inteligência Emocional", o empreendedor precisa de três tipos de foco: em si próprio, para ajudá-lo a gerenciar sua própria tensão e atenção; nas pessoas com quem trabalha, o que ajuda nos relacionamentos com funcionários, clientes, fornecedores e outros; e nos sistemas de trabalho, que é o que vai determinar se a empresa vai ou não prosperar.

“Gestores têm dificuldade em se manter focados. Com a crise, essa necessidade aumenta, mas fica mais difícil, pois o estresse é inimigo do foco. Quando estamos sob estresse, nosso foco muda do trabalho que está à nossa frente para a ameaça. Mas isso não pode acontecer, temos que agir com calma, pensando claramente”, afirma.

3. Não tenha medo de ser o azarão

Para Gladwell, pequenas empresas têm vantagens na disputa com grandes, pois são mais ágeis e menos burocráticas. No entanto, segundo ele, é necessário ser aberto a pessoas criativas e ter capacidade de implementar ideias, mesmo que as pessoas o considerem louco.

“As empresas deveriam ser montadas em estruturas com menos poder, menos burocracia. Várias estão tentando, como a HP, que está sendo separada em diferentes divisões porque era grande demais para competir com start-ups menores e mais ágeis”, afirma.

4. Concentre-se no positivo

Goleman diz que diversos estudos apontam que os cérebros de diferentes pessoas se conectam e se comunicam de formas não verbais, por isso, é importantes que o líder esteja atento ao seu estado emocional, pois é capaz de “contaminar” seus liderados mesmo sem dizer uma palavra.

“É importante se concentrar no positivo mesmo que tudo em volta pareça negativo. Os liderados precisam estar em estado positivo, senão eles se fecham. São eles os pontos de contato com o cliente e precisam de uma liderança positiva que os façam se sentir livres para darem o melhor de si e tentar o novo em prol da sobrevivência da empresa”, afirma. 

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