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Arquiteta e designer deixam emprego para viver de blog para 'marombeiros'

Márcia Rodrigues

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/12/2015 06h00

Apaixonados por alimentação saudável e academia, Rodrigo Purchio, 26, e Roberta Pacheco, 24, casal de "marombeiros" cariocas que vivem em São Paulo, criaram o blog Frango com Batata Doce por hobby, em 2013. À medida que ficava conhecido, o site sobre estilo de vida de academia se mostrava um bom negócio. Até que a arquiteta e o designer largaram as profissões para se dedicar à página.

Eles não revelam faturamento nem lucro, mas afirmam que o site se sustenta com anúncios e a divulgação de produtos e serviços relacionados à sua rotina de exercícios e alimentação voltada à malhação. As redes sociais amplificam sua audiência. Só no Instagram, são mais de 320 mil seguidores. No Facebook, mais de 65 mil e cerca de 12 mil inscritos no YouTube.

O casal ainda diz que participa de eventos relacionados ao mundo fitness, mas não confirma se recebe pela presença VIP. Segundo o UOL apurou, blogueiros famosos cobram de R$ 8 mil a R$ 20 mil por aparição em um evento, enquanto ex-BBBs cobram a partir de R$ 3.000. A maioria inclui uma postagem no Instagram avisando sobre a participação, com data e horário.

O casal afirma que apenas divulga empresas com as quais se identifica. "Todos os serviços e produtos que divulgamos é porque, de fato, usamos, gostamos, aprovamos. Temos um cuidado muito grande, pois sabemos a enorme responsabilidade que está em nossas mãos", diz Purchio. "Já recebemos muitas propostas de grandes empresas que recusamos."

Blogs podem ser parceiros de pequenos negócios

De acordo com especialistas, blogueiros famosos têm virado "garotos-propaganda". "Tudo o que postam em seus blogs ou nas redes sociais atraem seguidores", afirma Beatriz Micheletto, consultora do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo).

Segundo ela, um blog pode ser uma plataforma interessante para pequenos empreendedores divulgarem suas marcas. "É uma parceria bastante benéfica. Ao buscar um blogueiro que fala diretamente com o seu público, você terá acesso a muitos seguidores e poderá falar exclusivamente com eles."

Ela cita como exemplo blogueiras de tutoriais de maquiagem. "Elas ditam a moda! Não são raras as vezes que elas postam algum elogio a um produto e as mulheres saem à procura dele no mesmo momento", diz.

Beatriz afirma, no entanto, que o custo pode ser alto para o empresário e o investimento deve ser feito com cautela. "Se o blogueiro cobrar R$ 5.000 para divulgar um produto, seja nas redes sociais, blog ou numa visita VIP a alguma ação da loja, é um custo muito alto para o empreendedor, que pode ter o seu faturamento comprometido." 

A consultora diz que já acompanhou casos de empresas que adotaram esse tipo de parceria e observou resultados positivos. "Pode ser caro, mas quem arriscou teve retorno."

Opinião pública pode colocar negócio em risco

De acordo com Patrícia Teixeira, especialista em mídias sociais e autora do livro "Caiu na Rede. E agora?", antes de buscar a parceria com blogueiros é preciso ter bem claro com qual público se deseja atuar e o que você vai conquistar com esta ação, já que a opinião pública é imprevisível e os estragos nas redes sociais podem prejudicar o negócio.

"Você pode gostar de um blogueiro que escreve seus textos em um tom de humor e tem o seu público como seguidor. No entanto, ter seu produto retratado dessa forma pode não ser positivo para o seu negócio, mesmo que esteja falando diretamente com o seu público."

Uma tática acessível e comum de alcançar o blogueiro sem pagar por postagens é o envio de brindes. No entanto, neste caso, o risco é alto, segundo Patrícia. "O blogueiro pode falar bem da sua empresa, mas se ele não gostar certamente fará algum comentário negativo, que pode atingir o seu negócio da forma que você não gostaria."

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