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Sites aproveitam onda gourmet e entregam chefs em casa em vez de só comida

Márcia Rodrigues

Colaboração para o UOL

07/12/2015 06h00

A onda gastronômica marcada pelos reality shows e produtos gourmet tem motivado start-ups (empresas nascentes de base tecnológica) a apostar no delivery de chefs. Em quatro meses, nasceram duas plataformas online, Welcomechef e Bloochef, que reúnem chefs de diversos estilos culinários que vão até as casas dos clientes para preparar os pratos. Uma surgiu em junho e outra, em outubro deste ano.

Após identificar potencial no mercado, o quarteto formado pelos administradores de empresa Murilo Bonadio, 31, e Guilherme Moser, 32, pelo hoteleiro Pedro Masini, 31, e pelo publicitário Eric Godoi, 32, criou o Welcomechef. A plataforma começou a ser desenvolvida no fim de 2014 e entrou no ar em junho deste ano.

"Nós somos consumidores da boa gastronomia e vimos que poderíamos unir em um único canal chefs com vários menus e dar a comodidade para o cliente conhecer e contratar o serviço online", diz Bonadio. O grupo investiu R$ 80 mil na abertura do negócio.

Eles dizem que recebem uma média de 50 solicitações por mês de chefs interessados em integrar a rede. Desses, apenas três são aprovados. "Temos um critério rigoroso de seleção. Não basta cozinhar bem. Avaliamos a postura e a cultura do profissional. Afinal, ele terá contato direto com o cliente na casa dele", afirma Bonadio. Atualmente, 23 profissionais oferecem seus menus no site.

A Welcomechef cobra uma comissão de 15% sobre o valor contratado. Há menus a partir de R$ 100 por pessoa (um risoto com filet mignon). O mais caro é um cardápio de Natal que sai R$ 290 por pessoa. Todos os menus incluem aperitivo, entrada, prato principal e sobremesa. A bebida fica por conta do cliente.

Bonadio afirma que a plataforma negocia 70 eventos por mês, em média. A empresa não revela o faturamento e nem o lucro atual. No entanto, o empresário diz que espera fechar 2016 com um faturamento de R$ 2 milhões.

Encontros gastronômicos inspiraram negócio

Os encontros de quatro amigos em torno da cozinha inspiraram a criação da Bloochef. Nenhum é da área de gastronomia. João Furlan, 31, é publicitário, Rafael Taube, 30, é administrador de empresas, Renata Moritz, 30, é advogada e Juliana Gonçales, 27, é formada em direito, mas atuava no mercado financeiro.

Eles afirmam que começaram a desenvolver o site há um ano. O valor do investimento não foi divulgado. No fim do mês de outubro, o site entrou no ar. Em poucas semanas de atuação, eles dizem que fecharam dez eventos. O faturamento e o lucro, no entanto, não foram revelados.

Atualmente, o site tem 105 chefs cadastrados, mas somente 35 deles estão trabalhando. "O cadastro é livre. Qualquer profissional pode entrar no site e fazer a inscrição. No entanto, todos passam por um teste para avaliarmos se realmente oferecem bons pratos e estão aptos para trabalhar com a gente", diz Juliana. A plataforma cobra uma comissão dos profissionais para custos administrativos. O percentual não foi revelado.

Ao todo, o canal oferece 47 menus, que incluem entrada, prato principal e sobremesa. Há oferta de menus de R$ 60 (hambúrguer ou culinária coreana) a R$ 360 (menu clássico francês). Os preços são por pessoa. "O usuário pode solicitar desde jantar para um casal a uma festa para até 40 pessoas", diz Furlan.

Empresa que não der suporte ao cliente corre risco

De acordo com Karyna Muniz, consultora do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), o serviço de chef em domicílio já é conhecido. "O serviço não é uma moda passageira. Ele tem muito potencial por causa da comodidade que proporciona.” O uso da plataforma online, segundo ela, é uma inovação. “Pode ser considerado como novidade.”

Ela pontua, no entanto que, se quiserem se manter no mercado, sites desse segmento precisam dar suporte ao cliente. O termo de serviço da Bloochef, que rege a contratação do serviço, exime a plataforma de responsabilidade sobre a conduta e o serviço prestado. Já a Welcomechef afirma que tem contrato assinado com os prestadores de serviço.

"Se o site não se responsabiliza pela conduta dos chefs e nem sobre o serviço prestado, isso gera uma insegurança para o consumidor e pode enfraquecer o negócio. Eu teria medo de contratar um serviço que não tivesse esse compromisso." Ela recomenda que haja contrato com os chefs cadastrados nas plataformas.

Onde encontrar:

Welcomechef: http://www.welcomechef.com.br
Bloochef: http://www.bloochef.com.br/