IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bar faz maratona de Star Wars e séries de TV, e faturamento sobe 40%

Márcia Rodrigues

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/12/2015 06h00

Por seis domingos, o bar Season One - Art&Bar, dedicado a fãs de filmes e séries de TV, fez uma maratona Star Wars para entrar no clima de pré-estreia do novo episódio da saga. Além disso, realiza eventos sobre programas como “Game of Thrones”, "Master Chef" e até “Chaves”. Com isso, o contador Aldo Dib, 33, e o designer Marcus Ribeiro, 34, os donos, dizem que faturam até 40% mais no mês.

Eles não informam o valor total arrecadado nem o  lucro. Mas, por causa do resultado, o bar tem investido mais nesse tipo de ação.  "Nós divulgamos o evento em nossa página no Facebook e procuramos fã-clubes. "Alguns são muito organizados e dão uma resposta rápida. Outros não têm total controle dos sócios e dificultam um pouco mais a organização", afirma Dib.

Para agradar os fãs de produções variadas, o bar é decorado com cartazes de sucessos da TV atuais como “Breaking Bad”, "The Walking Dead", "Supernatural" e até antigos como "As Panteras" e "Chips". O cardápio oferece petiscos e drinks com nomes de séries, com opções que custam R$ 25 em média. O bar foi aberto há um ano e dois meses na rua Augusta, região central de São Paulo.

Ideia surgiu quando negócio anterior estava prestes a falir

Dib afirma que os sócios tiveram a ideia de criar o estabelecimento temático quando estavam prestes a fechar as portas do Dex Bar, negócio que mantinham no mesmo local até o ano passado.

"O estilo da rua Augusta, que antes era mais underground, havia mudado e deu espaço a um público mais elitizado. Com isso, o movimento caiu muito e não tínhamos mais condições de manter as portas abertas”, afirma.

A saída foi mudar o foco e o público. “Foi quando tivemos a ideia de abrir um bar temático e começamos a estudar o que não tinha ainda na cidade. Pensamos nas séries pelas quais somos apaixonados e muita gente também é, reformamos tudo, investimos na decoração e reinauguramos."

Dib não revela o investimento, mas diz que o valor ainda não foi recuperado. "Nossa previsão é que o local comece a dar lucro a partir do ano que vem."

Bar fará evento em homenagem ao 'Chaves'

Além dos eventos temáticos, como as maratonas de séries, o bar exibe regularmente episódios todas as terças e quartas-feiras no telão durante todo o período do seu funcionamento. O bar comporta cem pessoas e cobra de R$ 10 a R$ 15 de entrada, dependendo da atração que será exibida no dia.

Outra prática é realizar eventos com fãs-clubes de séries como "Friends" e "Games of Thrones". Nesta semana, o bar reunirá os apaixonados pelo "Chaves". "Vamos exibir episódios, e o público poderá ir a caráter." O evento está programado para o dia 18.

Pagamento de royalties pode tornar negócio inviável

Para Marcelo Pimenta, professor de gestão da inovação da ESPM, focar a atuação em nichos é bastante positivo. "O público que assiste às séries de TV vem crescendo bastante e, com isso, aumentando a tendência de criar espaços temáticos e potencializando este mercado. Já temos a hamburgueria com cenário Star Wars, que é sucesso de público, por exemplo."

Pimenta ressalta, no entanto, que as empresas detentoras do licenciamento das marcas das séries podem cobrar o pagamento de royalties pelo uso da marca. "Ao criar um evento sobre uma série, você está usando a marca, e a empresa pode exigir que você pague por isso. Dependendo do caso, o valor da operação pode ficar muito alto e tornar o negócio inviável."

Questionados, os donos do Season One disseram que não pagam pelos direitos de exibição, pois creem que a transmissão a cabo seja isenta. Mas, de acordo com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), que regula a execução pública de música e transmissão de TV/rádio em estabelecimentos comerciais, a legislação prevê pagamento de direitos autorais para exibição de filmes e séries em qualquer caso.

Segundo o Ecad, o estabelecimento que não cumpre a obrigatoriedade pode responder judicialmente pelo ato. 

Serviço:

Season One - Art&Bar: facebook.com/seasononebar

Dono de loja de brinquedos fica chateado quando vende

UOL Notícias