IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Feira do Empreendedor: fugindo da crise com mini-horta e marketing olfativo

Márcia Rodrigues

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/02/2016 06h00

Para manter a saúde financeira de seus negócios, dois empreendedores de São Paulo resolveram inovar. Um deles é o empresário Antenor Hervelha Junior, 63, dono da fábrica de móveis para escritório Mobko, de São José dos Campos (a 97 quilômetros de São Paulo), que criou uma linha de mini-hortas para impulsionar suas vendas.

Já Bruno Moreau de Menezes, 27, iniciou a Mon Absolu, da capital paulista, como uma perfumaria que criava fragrâncias exclusivas para clientes, mas a transformou, em 2013, em uma empresa de marketing olfativo (estratégia que relaciona odores a marcas ou produtos).

Ambos os empresários estarão entre os 400 expositores da Feira do Empreendedor, que começa neste sábado (20) e vai até terça-feira (23), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte de São Paulo.

Ali, expositores, consultores e visitantes se encontrarão buscando estimular negócios, abrir oportunidades e atualizar seus conhecimentos. São várias atividades voltadas aos envolvidos com micro e pequenas empresas, incluindo uma sessão de cinema com dicas sobre empreendedorismo e inovação.

Mini-horta: reforço na crise

Inicialmente, Hervelha Junior criou a linha de mini-horta para uso pessoal. "Os amigos começaram a pedir e eu resolvi investir." Com a nova linha, ele diz que quer reverter o desempenho negativo da empresa devido à crise. "Nosso faturamento em 2015 foi de R$ 6 milhões, R$ 2 milhões a menos do que em 2014."

Atualmente, a linha de mini-hortas, que começou a ser produzida em junho do ano passado, vende em média 65 unidades por mês. O preço vai de R$ 185 a R$ 695. Durante a feira, o empresário também lançará uma linha de móveis residenciais.

Marketing olfativo: bom mercado

Menezes diz que percebeu o potencial de mercado do marketing olfativo quando aceitou um pedido da Citroën para produzir a fragrância destinada exclusivamente a ser borrifada em carros de uma nova linha da montadora.

"Com a divulgação que tivemos, começamos a investir mais na área, e hoje atendemos empresas dos mais variados segmentos. Só para citar algumas, além da Citroën, produzimos fragrância para Omni Financeira, rede de escolas de idioma CNA, rede de hotéis Accor e Diletto Sorvetes."

O empresário diz que empresas dos mais diversos segmentos estão começando a investir no marketing olfativo para fidelizar clientes. "A Omni, por exemplo, criou uma fragrância de carro novo e começou a entregar um sachê para os clientes junto com as chaves dos carros usados que financia."

No ano passado, a Mon Absolu faturou R$ 1 milhão, e estima um crescimento entre 10% a 15% para este ano. Para criar uma fragrância, a empresa cobra R$ 5.000 no primeiro ano e R$ 2.500 (50% do valor) por ano para manter a produção.

Inovar é fundamental

Para Adriano Augusto Campos, consultor de marketing do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de São Paulo), entidade que realiza a Feira do Empreendedor 2016, ambos os empresários têm veia empreendedora e não temem a inovação.

"Criar uma mini-horta foi uma estratégia muito positiva. Ele aproveitou seu conhecimento na área de móveis e ampliou o seu portfólio para aumentar a gama de clientes. Não lamentou a crise, enfrentou a redução de faturamento e, mesmo assim, buscou a inovação para manter o seu negócio."

Campos também afirma que o segmento de marketing olfativo tem muito potencial. "É um mercado que está começando a ser explorado no Brasil, diferentemente do que ocorre em outros países, onde já está consolidado. O empresário fez uma boa aposta."

UOL presente na Feira do Empreendedor

UOL também será um dos expositores na Feira do Empreendedor. Ali, apresentará soluções para auxiliar o dia a dia das micro e pequenas empresas. Entre elas está o PagSeguro, sistema de pagamento via internet e presencial, que tem a Moderninha, máquina de pagamento por cartões sem aluguel e sem taxa de adesão.

O UOL Host, unidade de negócios do UOL de hospedagem e serviços web, também apresentará seu portfólio de serviços nas áreas de construção de sites, loja virtual, hospedagem de sites, e-mail marketing e "cloud computing".

Informações sobre a feira:

Evento: Feira do Empreendedor do Sebrae-SP
Quando: de 20 a 23 de fevereiro (sábado a terça-feira)
Horário: das 10h às 21h
Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1.209, zona norte de São Paulo)
Entrada: gratuita
Informações e inscrições: feiradoempreendedor.sebraesp.com.br ou 0800 570 0800

Especialista explica como empreender sem medo