IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Star Wars ensina a qualificar equipes; veja dicas de 10 filmes do Oscar

Cena de "Star Wars: O Despertar da Força", do diretor J. J. Abrams - David James/Divulgação/Lucasfilm
Cena de "Star Wars: O Despertar da Força", do diretor J. J. Abrams Imagem: David James/Divulgação/Lucasfilm

Márcia Rodrigues

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/02/2016 06h00

Oito empresários e consultores selecionaram 10 filmes que estão na disputa pelo Oscar, neste domingo (28), e trazem lições de liderança e de empreendedorismo. Confira a seguir as produções e os ensinamentos que podem ser aplicados nos negócios.

Star Wars: O Despertar da Força (forme equipes com foco)

Cena de "Star Wars: O Despertar da Força" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Décadas após a queda do vilão Darth Vader e do Império, a Nova República é ameaçada, desta vez por Kylo Ren (Adam Driver) e o exército da Primeira Ordem. Quem se opõe a esses inimigos é a Resistência. Ela será ajudada pela jovem Rey (Daisy Ridley), que acaba encontrando o robozinho BB-8 por acaso. Ao lado dela estão Finn (John Boyega), ex-soldado da Primeira Ordem, e o piloto Poe Dameron (Oscar Isaac).

Para o empresário Thiago Campos, dono da Sabores&Fábulas, o filme ensina que é possível atingir os resultados quando temos uma equipe bem focada e com o mesmo objetivo. Já Daniel Sanches, dono da Qualylife Consultoria, diz que a saga "Star Wars" mostrou que para se tornar um Jedi é preciso muito treinamento e as empresas devem investir na qualificação das equipes.

O Regresso (liderar é fazer escolhas)

Cena do filme "O Regresso" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O caçador Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) fica gravemente ferido ao ser atacado por um urso e é abandonado à própria sorte pelo grupo que estava liderando. Ele consegue sobreviver e começa uma árdua jornada à procura de vingança.

Segundo a empresária e coach Nathana Lacerda, o filme mostra que, ao se tornar um líder, uma pessoa irá se deparar com ótimos momentos, assim como com situações ruins, e será necessário avaliar sempre o que é mais importante e escolher qual rumo tomar.

Perdido em Marte (administre na adversidade)

Matt Damon é Mark Watney no filme "Perdido em Marte", de Ridley Scott - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Durante uma missão a Marte, o astronauta Mark Watney (Matt Damon) é dado como morto e deixado para trás por sua tripulação, sozinho no distante planeta e com poucos recursos para sobreviver.

De acordo com Fábio Ricotta, dono da Agência Mestre, especializada em marketing digital, a trama mostra que é fundamental ter conhecimento técnico e saber administrar uma situação com poucos recursos quando se está em um ambiente hostil; o mesmo vale para a saúde de qualquer empresa.

Steve Jobs (seja perfeccionista e inovador)

Cena de "Steve Jobs", do diretor Danny Boyle - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A biografia retrata três momentos importantes da vida do inventor, empresário e magnata Steve Jobs (Michael Fassbender): os bastidores do lançamento do computador Macintosh, em 1984, da empresa NeXT, doze anos depois, e do iPod, em 2001.

Para o empresário Marcelo Ostia, dono da Camiseta da Hora, o filme mostra o lado perfeccionista e inovador de Jobs, que sempre pensou "fora da caixa". Para ele, são qualidades fundamentais para o empreendedor sobreviver num mundo cada vez mais competitivo.

Joy: O Nome do Sucesso (tenha fé em seus ideais)

Cena de "Joy: O Nome do Sucesso" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Criativa desde a infância, Joy Mangano (Jennifer Lawrence) entra na vida adulta conciliando a jornada de mãe solteira com a de inventora e enfrenta diversos desafios, até se tornar uma das empreendedoras de maior sucesso dos EUA.

Para o empresário Marcelo Ostia, dono da Camiseta da Hora, o filme mostra ao empreendedor que quem acredita em seus ideais alcança seus objetivos, independentemente das pedras que possam surgir no caminho.

Ponte dos Espiões (tenha amor pelo o que faz)

Cena de "Ponte dos Espiões", do diretor Steven Spielberg - Twentieth Century Fox/Divulgação - Twentieth Century Fox/Divulgação
Imagem: Twentieth Century Fox/Divulgação

Durante a Guerra Fria, o advogado James Donovan (Tom Hanks) aceita defender Rudolf Abel (Mark Rylance), um espião soviético capturado pelos americanos que, posteriormente, é trocado por um piloto americano preso pelos soviéticos. 

De acordo com Gabriel Goffi, CEO da High Stakes Academy, especialista em alta performance e jogador profissional de pôquer, ao traçar um paralelo entre Donovan e o empreendedor, vê-se como é importante a pessoa ser apaixonada pelo que faz e ser fiel ao cliente, não apenas pelo dinheiro, mas por um ideal. Abel também nós ensina a não reclamar da situação e seguir em frente.

A Grande Aposta (seja arrojado)

Cena de "A Grande Aposta" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Conta a história de investidores --entre eles, o empresário Michael Burry (Christian Bale)-- que, antevendo o desastre, apostaram na quebra do mercado de crédito imobiliário nos EUA e lucraram muito com isso.

Segundo Fábio Ricotta, dono da Agência Mestre, especializada em marketing digital, o filme mostra a importância do conhecimento técnico e ressalta o perfil de um empreendedor arrojado. Para ele, ter visão, descobrir e acreditar em uma oportunidade é fundamental para ter sucesso nos negócios.

Divertida Mente (valorize o autoconhecimento)

Cena da animação "Divertida Mente", da Pixar - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Riley é uma garota divertida de 11 anos que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar sua cidade natal, no centro dos Estados Unidos, para viver em San Francisco.

Segundo Camila Porto, autora do livro "Facebook Marketing", a história estimula o empreendedor a valorizar o autoconhecimento e a saber avaliar o comportamento das pessoas antes de gerir uma equipe, com o objetivo de aproveitar o melhor de cada um dos integrantes.

Mad Max: Estrada da Fúria (construa relações produtivas)

mad max - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Após ser capturado por Immortan Joe (Hugh Keys-Byrne), o guerreiro Max (Tom Hardy) se vê no meio de uma guerra mortal. Ele, que sempre trabalhou sozinho, resolve se unir a um grupo de rebeldes lideradas pela Imperatriz Furiosa (Charlize Theron).

Segundo a empresária Taty Nascimento, dona do Método DeRose Itu, o filme mostra a importância de se estabelecer relações produtivas que nos permitam atingir melhores resultados.

Spotlight: Segredos Revelados (tenha firmeza e tranquilidade)

Mark Ruffalo e Rachel McAdams em cena de "Spotlight - Segredos Revelados" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston (EUA) que reúne milhares de documentos para provar casos de abuso contra crianças praticados por padres.

De acordo com a empresária e coach Nathana Lacerda, além de tratar de um tema interessante para a sociedade, o filme mostra como é possível liderar com firmeza, mesmo mantendo um comportamento tranquilo.

Especialista explica como empreender sem medo