Empresária aposta em cosméticos, faz sucesso e leva seus produtos aos EUA
“Sempre fui meio empreendedora, desde pequena”, diz Manuela Bossa, 42, proprietária da Truss Cosmetics (que fabrica produtos cosméticos para uso profissional). Quando criança, ela conta que, se ganhasse duas folhas de papel de carta, vendia uma, e sempre tinha um dinheirinho no bolso.
Após formar-se em moda, trabalhar em empresas de roupas e fazer uma pós-graduação em Marketing nos Estados Unidos, voltou ao Brasil percebendo oportunidades no mercado de cosméticos.
“Faltava uma marca nacional que funcionasse, que fosse muito boa”, afirma, referindo-se a uma época em que o Brasil era apenas o oitavo maior mercado da área de cosméticos no mundo (hoje é o terceiro). Decidiu, então, em 2003, criar a Truss Cosmetics.
Contratou um químico responsável pela criação das fórmulas de produtos para tratamento de cabelo –associando o uso de tecnologia a ativos naturais– e montou kits para venda direta ao consumidor. O problema é que o modelo de negócio não deu certo em razão da inadimplência das vendedoras.
Faturamento de R$ 70 milhões
“E, como os produtos ficaram muito bons, cabeleireiros começaram a fazer pedidos para usar nos salões de beleza. Então, em pouco tempo, passei a atender somente profissionais.” Hoje, a empresa tem duas unidades industriais em São José do Rio Preto (SP). Em 2015, faturou R$ 70 milhões (a empresa não divulgou seu lucro).
Com os resultados no Brasil, a empresária decidiu internacionalizar a Truss Cosmetics em 2014. Abriu um escritório em Boca Raton, na Flórida (EUA) e mudou-se para lá para acompanhar a expansão.
Na operação, foram investidos US$ 15 milhões (em pesquisas de mercado, marketing, participação em feiras, adequação de produtos e embalagens e instalações), sendo que os negócios naquele país representaram 10% do faturamento da empresa em 2015. Hoje, a empresa tem 25 distribuidores licenciados nos EUA.
Licenciado precisa investir até R$ 300 mil
A Truss Cosmetics tem 85 funcionários e cerca de 100 distribuidores licenciados no Brasil. Os interessados escolhem uma área de atuação para venda dos produtos e investem de R$ 20 mil a R$ 300 mil (de acordo com o potencial da região a ser explorada) para a aquisição de produtos.
A empresária diz que o retorno é praticamente imediato, mas não detalhou estimativa de faturamento ou de lucro.
Das lições tiradas ao longo de sua trajetória empresarial, Manuella Bossa diz que “o legal foi provar que algumas coisas que a gente aprende na teoria funcionam mesmo”.
Já entre as dificuldades enfrentadas no Brasil, destaca os altos impostos e a burocracia governamental. “Minha segunda fábrica estava pronta, mas permaneceu fechada por três anos, sem produzir, pela demora na concessão de licenças.”
Como dica às mulheres que querem empreender, afirma: “A coisa fundamental é ter equilíbrio emocional, calma, muita paciência e jogo de cintura. A mulher precisa dosar força, suavidade e bom-senso.”
Onde encontrar
Truss Cosmetics - www.trussprofessional.com
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