IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Creche para cães com spa e desconto a clientes de bancos fatura R$ 1,7 mi

Larissa Coldibeli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/05/2016 06h00

Depois de ter uma experiência ruim com o hotel para cachorros em que hospedou seu golden retriever Tobias, em 2008, a administradora Luciana Praxedes, 37, que já pensava em empreender, resolveu investir no setor pet.

Ela é dona do Planet Dog Resort, no bairro do Brooklin, em São Paulo. A empresa faturou R$ 1,7 milhão em 2015 com os serviços de creche, hotel e spa para cães. Um dos diferenciais é desconto para clientes de dois bancos. O lucro não foi divulgado.

São 1.500m² de área onde os animais gastam energia com brincadeiras na piscina ou fora dela, em exercícios na esteira ou se divertem com chuva artificial, gerada por regadores de jardim suspensos.

Os donos podem assistir às atividades em tempo real, via aplicativo de celular. Os preços da diária variam de R$ 55 (creche) a R$ 100 (hotel).

O carro-chefe é o serviço de creche, em que os animais vão passar o dia. A procura pelo hotel é maior em feriados e no fim do ano. E o spa é recomendado para cães acima do peso, mas não é muito procurado, segundo a empresária. “Geralmente, eles já emagrecem com as atividades na creche”, diz.

Desconto para clientes de Santander e HSBC

O investimento para inaugurar o espaço foi de R$ 500 mil, em 2012. Em janeiro deste ano, o local bateu o recorde de hóspedes, com 202 cachorros no Ano-Novo. Atualmente, recebe cerca de 70 pets por dia, segundo Praxedes. A meta é crescer 12% em faturamento em 2016, chegando a R$ 1,9 milhão.

Para isso, a empresária faz parcerias com bancos e um hotel. “Damos desconto de 10% para correntistas de Santander e HSBC. O Hotel Hilton Morumbi disponibiliza transporte ida e volta para os cachorros, e os donos pagam o serviço junto com a sua conta no hotel”, diz.

Começou pequeno

O negócio começou pequeno, em 2010, com investimento de R$ 90 mil na aquisição de um pet shop no bairro do Campo Belo. Luciana Praxedes aproveitou um espaço ocioso no terreno para construir um hotel e logo já estava com as 35 vagas ocupadas. Isso a motivou a investir em um espaço maior e a focar na creche e hotel para cães.

Para frequentar o local, os cachorros devem ser dóceis e estar vacinados e com antipulgas. Os donos precisam levar a alimentação do animal. 

“Eles ficam todos juntos e é interessante ver que eles têm grupos de afinidade, assim como as pessoas. Alguns dão trabalho para os monitores, não se dão bem, entram em disputa pelos brinquedos”, afirma.

Os animais ficam acompanhados por monitores todo o tempo. Dos 16 funcionários, oito são monitores com curso básico de adestramento. 

Existem várias empresas que faturam com serviços especiais para cachorros. Outros exemplos são o Dog Resort e o Dog’s Ville, que também oferecem serviços de creche e hotel para cães com playground e piscina. A agência de turismo 4 Patas leva os peludos para trilhas e rafting.

Setor cresce, mas qualidade é fundamental

Segundo Ricardo Calil, gerente regional do Sebrae, o segmento pet continua sendo tendência, com serviços cada vez mais especializados, como o spa para cães.

“Os modelos de família atuais incluem os pets como membro efetivo, que merece os mesmos cuidados de um filho, por exemplo. Isso faz com que negócios impensáveis 15 anos atrás sejam lucrativos hoje.”

Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil é o terceiro maior em faturamento no setor e o quarto país do mundo em população total de animais de estimação, o que demonstra o potencial do mercado.

No entanto, segundo o gerente do Sebrae, o segmento é muito sensível à qualidade na prestação de serviços. “Não adianta investir no setor por oportunismo, tem que ter afinidade, gostar de animais. São seres vivos, precisam de cuidados. Por já ter tido uma experiência ruim, a empresária deve atentar a isso”, declara.

Onde encontrar:

Planet Dog Resort: www.planetdogresort.com.br

Especialista explica como empreender sem medo