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Placa 'Precisa-se de cliente' atrai freguesia a restaurante do interior

Márcia Rodrigues

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/08/2016 06h00

Com um investimento de R$ 75, o empresário Maurício Espíndola, 23, mandou produzir uma placa com os dizeres "Precisa-se de cliente com ou sem experiência" e conseguiu aumentar o faturamento do restaurante Gostinho Caseiro, em Bauru (329 km a noroeste de São Paulo), em 30%.

Espíndola diz que precisava aumentar o movimento, por isso resolveu arriscar e fazer uma divulgação mais descontraída. O empresário não revela faturamento, mas diz que o negócio ainda não gerou lucro. "Para começar a dar lucro, nós ainda precisamos vender o dobro de refeições."

Ele e a mulher, Suelen, 27, compraram o estabelecimento em abril deste ano. "Nós temos um delivery de sanduíches, que funciona somente à noite, mas queríamos uma atividade para fazer durante o dia. Vimos que o antigo dono estava querendo passar o ponto e resolvemos arriscar."

O investimento exigido era de R$ 21 mil. O empresário afirma que não tinha o dinheiro, mas resolveu fazer um empréstimo para comprar o estabelecimento. "Ainda não recuperamos o valor, mas estamos trabalhando para conseguir em breve."

O restaurante Gostinho Caseiro, de Bauru (SP), vende prato feito - Neide Carlos/UOL - Neide Carlos/UOL
Para atrair mais clientes, restaurante Gostinho Caseiro, de Bauru, investe em promoções
Imagem: Neide Carlos/UOL

Marmitex custa R$ 9 e prato feito R$ 9,50

Espíndola diz que, antes de assumir o negócio, o restaurante vendia apenas prato feito. Quando ele entrou, também começou a entregar marmitex. Hoje, metade das refeições que comercializa é marmitex.

O carro-chefe é a feijoada, servida às quartas-feiras e sábados. Todos os pratos custam R$ 9,50 e as marmitex, R$ 9. Entre as opções, estão bife e filé de frango (acebolado ou à milanesa) e calabresa. Eles são servidos com arroz, feijão, legumes, farofa, mandioca ou batata frita ou salada.

Para atrair clientes, Espíndola afirma que investe em promoções. A partir desta semana, por exemplo, o cafezinho será servido gratuitamente aos clientes que almoçarem no local.

O restaurante Gostinho Caseiro, de Bauru (SP), vende prato feito - Neide Carlos/UOL - Neide Carlos/UOL
Prato com calabresa, arroz, feijão, legumes, mandioca frita e farofa custa R$ 9,50
Imagem: Neide Carlos/UOL

Disk-lanche mantém restaurante

O empresário diz que enquanto o restaurante não dá lucro, o Arena Lanches, delivery que ele e a mulher criaram há quatro anos, vem mantendo as finanças da família e do restaurante em dia.

O delivery vende lanches tradicionais, como o misto quente (R$ 4,50), e outros que servem até seis pessoas como o x-tudo com hambúrguer, filé de frango, calabresa, bacon, ovos, presunto, queijo, salsicha, catupiry, batata palha, cebola, alface e tomate (R$ 45). Ele disse que vende, em média, 300 sanduíches especiais e 750 simples por mês.

Criatividade atrai cliente, mas não mantém

Para Vitor Arantes de Moura, consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), a criatividade é fundamental nos negócios, principalmente para superar um período de crise. No entanto, ele afirma que uma ação bem feita pode atrair clientes, mas não fidelizá-los.

"A ideia da placa foi uma boa sacada, mas será que ela fará o cliente voltar? Uma ação de marketing ou promocional pode atrair mais consumidores, mas o que vai realmente efetivar este resultado é a oferta de um produto ou serviço de qualidade e bom atendimento."

O casal Maurício e Suelen Espíndola é dono do restaurante Gostinho Caseiro, de Bauru - Neide Carlos/UOL - Neide Carlos/UOL
O casal Maurício e Suelen Espíndola é dono do restaurante Gostinho Caseiro, de Bauru
Imagem: Neide Carlos/UOL

Consumidor quer facilidade e se sentir à vontade

Moura diz que o cliente valoriza mais estabelecimentos que permitem várias formas de pagamento, que tenham um ambiente climatizado e confortável para fazer a sua refeição e ofereçam bom preço, do que ações de marketing.

"Ele pode até ir ao local por causa de alguma promoção ou curiosidade, mas só retornará se gostar do que viu. Por isso é importante investir em treinamento para os funcionários atenderem bem, para o cliente não esperar muito e oferecer comida de boa qualidade"

Ações que não exigem custos

Estimular o cliente a tirar foto no estabelecimento e compartilhar nas redes sociais em troca de uma sobremesa, por exemplo, é uma ação que não exige muito investimento, segundo o especialista.

"O estabelecimento também pode oferecer cartão fidelidade, que é uma forma de atrair clientela."

Onde encontrar:

Gostinho Caseirohttps://www.facebook.com/Gostinho-Caseiro-1072668382779521/home

Endereço: Rua Antonio Alves, 1111 - Centro - Bauru

Fone: (14) 3237-5629

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