Ela saiu do Google para trabalhar menos, abriu empresa e vende pão pela web
Depois de conquistar a oportunidade tão sonhada de trabalhar no Google, a empresária Beth Viveiros, 39, saiu da empresa, três anos mais tarde (2010-13), e transformou o hobby de cozinhar em um negócio.
Criou a Beth Bakery em 2013, em São Paulo, e passou a vender pão, bolo e cookies caseiros por meio de um clube de assinatura. Ela diz que a grande motivação para a mudança foi uma doença de seu pai. "Ele sempre trabalhava muito, e decidi mudar. Pedi demissão, fui fazer um curso de panificação e comecei o negócio na área que eu sempre tive vontade."
Ela diz que no Google trabalhava 12 horas por dia, como analista de facilities (coordenação de espaços e gestão de pessoas), ganhando salário de R$ 4.200. Hoje sua jornada é de 8 a 10 horas. Em 2015, faturou R$ 80 mil no ano, um crescimento de 60% em relação a 2014 (R$ 50 mil). O lucro não foi revelado.
"Estamos crescendo devagar porque não quero que o aumento da produção prejudique a qualidade dos produtos. Até há alguns meses, eu cuidava de toda a produção e da administração da empresa sozinha. Hoje conto com a ajuda de um profissional."
Pães, bolos e cookies compõem as cestas
A empresária vende três tipos de assinatura de pães por mês. As cestas são flexíveis, ou seja, o cliente pode escolher se prefere mais pães ou quer receber bolo ou cookies também.
A mais barata custa R$ 136 e dá direito a dois produtos: um pão e um bolo. Outra opção é a de R$ 188, com três produtos. Ela leva pão, bolo e cookie (120g). A mais cara, de R$ 216, leva quatro produtos: dois pães, um bolo e cookie.
Entre as opções, estão baguete integral, focaccia, pão italiano, pão de azeite, com nozes, azeitona, grãos, entre outros. Há, ainda, croissant, pão doce, bolo de cacau e vinho, de fubá, chocolate, maçã, banana, entre outros, e cookies de baunilha, chocolate e castanha.
São vendidos 60 pacotes por mês (30 de assinatura e 30 avulsos), além dos pedidos feitos na loja, segundo ela. As entregas são só na cidade de São Paulo.
Venda no balcão começou a pedido dos vizinhos
Até abril do ano passado, Viveiros manteve a produção na sua casa. Em maio, ela começou a trabalhar em um espaço que alugou no bairro Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, que deveria ser usado, exclusivamente, para a produção. "Os vizinhos souberam sobre a nossa produção e pediram para vendermos produtos avulsos."
Com isso, ela iniciou o atendimento ao público de terça a sexta-feira, das 16h às 20h, e aos sábados, das 13h às 20h. As vendas são feitas no balcão. A baguete custa R$ 5, pães e bolos variam entre R$ 14 e R$ 16 e o cookie, entre R$ 10 e R$ 14.
Pão fresquinho e comodidade atraem clientes
Para Karyna Muniz, consultora do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), o clube de assinatura vende um produto que está na dieta diária do brasileiro: o pão. "É um dos produtos mais consumidos no país, e a oferta do pão fresco e entregue em casa atrai clientes."
Expansão exige cautela
Muniz afirma que o aumento de produção de itens vendidos como caseiros deve ser feita com cautela para manter a qualidade.
"Há uma demanda crescente no mercado, principalmente das classes A e B, por produtos artesanais feitos à mão. Por isso a empresa que quer expandir precisa avaliar muito bem como será a produção para manter a qualidade."
Onde encontrar
Beth Bakery: http://www.bethbakery.com.br/
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