IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Prêmio dá 50 mil euros a start-up de energia limpa; inscrições vão até 31/8

Painel solar é uma das formas econômicas e limpas de se gerar energia - Divulgação
Painel solar é uma das formas econômicas e limpas de se gerar energia Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

26/08/2016 06h00

Start-ups que atuam nas áreas de geração, distribuição, comercialização e soluções de energia têm até quarta-feira (31) para inscreverem seus projetos no prêmio EDP Open Innovation, da empresa EDP Brasil, e concorrerem a 50 mil euros (cerca de R$ 182 mil).

As equipes devem ser formadas por dois a quatro integrantes. A inscrição deve ser feita pelo site: http://edpopeninnovation.edp.pt. Podem participar equipes do mundo todo. 

O objetivo é incentivar novas tecnologias e novos modelos de negócios para a indústria de energia. A competição abrange os seguintes temas:

  • eficiência energética;
  • mobilidade elétrica;
  • internet das coisas;
  • M2M (Máquina a Máquina);
  • aprendizado de máquina;
  • tecnologia da informação;
  • produção eólica, solar;
  • elétrica offshore, ou demais formas de energia;
  • armazenamento e distribuição de energia; 
  • gás natural.

"O objetivo é estimular o surgimento de negócios inovadores, para nos anteciparmos à transformação do setor elétrico e contribuir para o seu desenvolvimento, tornando-o cada vez mais eficiente e sustentável”, afirma João Brito Martins, diretor da empresa.

Etapas do concurso e premiação

Entrevistas: Concluída a fase de inscrições, até 30 grupos serão selecionados para entrevistas, conduzidas por um júri internacional via Skype. As entrevistas estão previstas para acontecer entre 5 e 22 de setembro.

Nessa fase, os competidores devem apresentar o projeto que pretendem desenvolver e tentar convencer os jurados a apoiá-los. 

Programa de aceleração: Em seguida, serão escolhidas 15 equipes para participar de um programa de quatro semanas em Lisboa (Portugal), de 10 de outubro a 2 de novembro. Os custos de viagem e hospedagem serão pagos pela organização do prêmio, limitados a duas pessoas por equipe.

Nessa fase, as equipes trabalharão na Fábrica de Startups para desenvolverem seus projetos. Por meio do método FabStart, poderão simular seu produto no mundo real, buscar concorrentes, definir o público-alvo e tornar o produto viável.

Pitch: Por fim, no dia 3 de novembro, as 15 equipes terão cinco minutos para apresentar o trabalho que desenvolveram para colaboradores da EDP, investidores e convidados.

1º lugar: A equipe vencedora ganha 50 mil euros, que devem ser utilizados exclusivamente no desenvolvimento da ideia.

Os 3 melhores: Os três grupos com o melhor desempenho serão convidados a participar do Web Summit, um evento de start-ups da Europa, de 7 a 10 de novembro, para apresentarem os seus projetos a investidores e convidados.

Alto potencial: Os participantes com projetos considerados de alto potencial também serão convidados a integrar o programa EDP Starter em Portugal, Espanha ou Brasil.

Serviço

O regulamento e mais informações sobre o prêmio estão disponíveis no site http://edpopeninnovation.edp.pt/