IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Não dê mesada: veja essa e mais 10 dicas para seu filho virar empresário

iStock
Imagem: iStock

Márcia Rodrigues

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/10/2016 06h00

Criança tem de brincar, mas também pode aprender desde cedo a ter uma visão de empresário. O UOL traz 11 dicas para os pais estimularem o empreendedorismo desde o começo.

A lista foi elaborada por João Kepler, conselheiro da Anjos do Brasil, entidade de fomento ao investimento-anjo, e autor do livro "Educando Filhos para Empreender".

Ser empreendedor é muito mais do que simplesmente abrir o seu próprio negócio, segundo o especialista. "Quem adota um estilo de vida empreendedor tem uma postura diferente diante da vida."

"Na minha casa, por exemplo, eu não dou mesada. Ela deixa a sensação de ter garantido alguma coisa, um fixo por mês, quando na realidade isso não existe na vida empreendedora. Dou dinheiro suficiente para eles irem à escola e realizarem outras atividades, mas eles não contam com um valor fixo por mês", diz o consultor.

1. Crie um ambiente empreendedor em casa

familia orçamento dinheiro casa planos futuro mesada porquinho cofrinho finanças - iStockphoto - iStockphoto
Imagem: iStockphoto

Faça a criança participar de todos os acontecimentos e das decisões da casa, sejam boas ou ruins. Esta atitude vai estimula-la a ter opinião e a enxergar o planejamento das coisas, da mesma forma que ocorre em uma empresa. "Em casa, nós criamos um fundo de viagens em que todos colaboram com um valor mensal. A ideia é unir a família para atingirmos nossos objetivos."

2. Fale sobre os problemas

criança, conversa, pais - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Seja aberto e converse sempre com a criança sobre os problemas que a família está passando e, principalmente, algo que a está incomodando. Questione-a e chame sua atenção para que ela comece a perceber oportunidades até nas dificuldades.

3. Não dê mesadas

Mesada, dinheiro, garoto recebendo dinheiro do pai, criança recebendo dinheiro do pai - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Não dê dinheiro ou coisas materiais para compensar nada que a criança faça. Ele cita como exemplo a própria família. Seus três filhos, de 12, 15 e 17 anos, já tocam os seus negócios próprios.

"A Maria, a caçula, vende cupcake, churros e brigadeiros na escola. A televisão do quarto dela foi comprada com o dinheiro dela. O Davi, de 15, tem uma start-up um site para os pais comprarem o material escolar dos filhos e no qual as escolas podem cadastrar sua lista de materiais. Theo, o mais velho, tem uma produtora de eventos."

De acordo com Kepler, alguns pais têm vergonha de deixar o filho vender coisas no prédio ou na escola e demonstram isso para ele. "Esta atitude pode criar um bloqueio nele no futuro."

4. Mostre que não há estabilidade financeira

Dívida, endividamento, bolso furado, homem endividado, finanças pessoais - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Não deixe que seu filho saiba que a “herança” dele será suficiente para deixá-lo totalmente tranquilo e acomodado. "Lá em casa, por exemplo, eles sabem que todo o meu dinheiro está investido em novas start-ups, que podem ou não dar certo. Eles não têm garantia nenhuma de que terão herança, por exemplo."

5. Divida notícias boas e ruins

Pais falando sobre problemas financeiros - JackF/iStock - JackF/iStock
Imagem: JackF/iStock

Mostre para seus filhos que tudo na vida tem o seu lado bom e ruim. Isso vale em debates sobre política, questões sociais e no mundo dos negócios. Falar apenas de coisas boas transmite para eles a ilusão de um mundo encantado. Falar sobre os dois lados vai estimulá-los a serem críticos no futuro.

6. Elogie as virtudes e estude os defeitos

criança, estudo, gênio,  - Dave_Pot/iStock - Dave_Pot/iStock
Imagem: Dave_Pot/iStock

Valorize as virtudes e as qualidade da criança. Ensine-a a aprender a se autoavaliar de tempos em tempos e ajude-a a gerenciar suas limitações. Muitos pais costumam elogiar os aspectos que se orgulham e não investigam a raiz do problema de suas limitações.

"Se o filho joga bem futebol e não é um bom estudante, por exemplo, alguns enfatizam isso nos diálogos e falam em tom de brincadeira que estudar não é o seu forte. Isso está errado. É preciso avaliar o que está acontecendo para ele não ser um bom aluno e ajudá-lo a melhorar neste aspecto. "

7. Explique que fracassar não mata ninguém

criança, finanças, família, business,  - YakobchukOlena/iStock - YakobchukOlena/iStock
Imagem: YakobchukOlena/iStock

Muitos pais, para estimular os filhos, citam grandes líderes. No entanto, eles se esquecem de dizer quantas vezes alguns fracassaram até chegar onde chegaram.

"Algumas pessoas têm medo de errar e de falhar e transmitem isso para o filho, o que é um equívoco. Ele precisa saber que durante a sua jornada cometerá erros e terá sacrifícios até atingir a sua meta."

8. Estimule o conhecimento

Criança, tablet, informação, estudo - UberImages/iStock - UberImages/iStock
Imagem: UberImages/iStock

Converse sobre negócios e outros assuntos que fogem da pauta do que a criança vê na escola e nos livros. Mostre artigos, posts, vídeos que apresentem casos de sucesso, de fracasso, de curiosidades e de histórias para ela aprender coisas fora do padrão e se inspirar.

9. Seja um mentor

família feliz, criança com pai, fantasia, superherói, brincadeira, dia das crianças, dia dos pais - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Um mentor faz perguntas e não somente aponta o caminho porque já passou por determinadas situações. Um professor ensina a história e o método dos outros. Um mentor propõe desafios, questiona e faz a criança perceber por conta própria que fazer as mesmas coisas gera somente resultados semelhantes.

10. Incentive a preocupação com o próximo

Crianças, preocupação com o próximo -  FamVeld/iStock -  FamVeld/iStock
Imagem: FamVeld/iStock

Faça com que a criança se preocupe com os outros, que tenha empatia e queira ajudar alguém. Estimule seu filho a olhar por outras perspectivas para entender a dor do outro.

11. Saia de cena de vez em quando

Criança, cozinha, gastronomia, independência - targovcom/iStock - targovcom/iStock
Imagem: targovcom/iStock

Um pai está sempre por perto e, com isso, a criança tem a sensação de segurança constante. Deixe seu filho ter iniciativa e dê espaço para ele fazer algumas atividades sozinho.

Brinquedos: pesquisa alerta para variação de até 120% no preço

TV Jornal