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Ex-bancária vira consultora de moda após gerente malvestido perder promoção

Val Marchiori ataca de personal stylist de Aeileen

Band Entretenimento

Márcia Rodrigues

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/05/2017 04h00Atualizada em 03/05/2017 23h21

A assistente social Caroline Souza, 35, sempre gostou de cuidar da aparência. Quando era coordenadora de projetos de um banco, costumava observar a forma como os funcionários se vestiam e lembra, principalmente, do caso de um gerente, com anos de casa, que não era promovido por sempre estar malvestido.

"Ele era um bom profissional e somente a sua forma de se vestir pesava contra. Em uma das vezes em que ele estava disputando uma vaga, perdeu a chance para outro profissional mais novo e com pouco tempo de casa, mas que era mais elegante."

Em junho de 2016, ela abriu a CS Imagem e Estilo, no Rio de Janeiro, e começou a dar consultoria de imagem, palestras e treinamentos para equipes de vendas em lojas. Por mês, a empresária fatura em torno de R$ 10,5 mil, ou seja, três vezes mais do que o salário que ganhava como bancária (R$ 3.500).

Gerente inspirou negócio

Souza diz que ficou no banco durante cinco anos e não viu o gerente ser promovido. Ela mudou de emprego, morou fora do país durante dois anos e, quando voltou, resolveu fazer cursos sobre consultoria de imagem e iniciar um negócio na área. Ela não tem mais contato com o gerente.

A CS Imagem e Estilo foi aberta com um investimento de R$ 20 mil. O dinheiro foi usado para pagar os cursos de Souza, criar o site, a marca e fazer a divulgação sobre o serviço. "O negócio é novo, estou conquistando clientes aos poucos."

Consultoria pode custar até R$ 2.800

Entre os serviços que a consultora realiza, estão:

  • Análise de coloração: técnica na qual ela avalia o tom de pele da pessoa e verifica quais são as cores ideais para ela: claras ou escuras, quentes (vermelha, amarela, laranja etc.) ou frias (azul, lilás, verde etc.), por exemplo. O serviço custa R$ 380 e é o mais barato da empresa.
  • Consultoria completa: inclui análise de tipo físico, estilo, coloração, seleção das peças do guarda-roupa atual do cliente e auxílio para comprar novas roupas. O cliente também recebe um dossiê da consultora mostrando as possíveis combinações que podem ser feitas com as roupas (antigas e novas). O serviço dura 16 horas, custa R$ 2.800 e é o mais caro.
  • Consultoria 12 horas: O pacote inclui análise de tipo físico, coloração, montagem de combinações e orientação para a compra de roupas. A diferença entre este e o completo é que a consultora não envia um dossiê com as possíveis combinações de roupas que podem ser feitas. É o serviço mais vendido e custa R$ 1.800. 
  • Treinamento para equipe de vendas: ensina os vendedores a orientarem os clientes sobre quais peças e cores combinam mais com eles, conforme o seu tipo físico, cor de pele etc. Preço: entre R$ 200 e R$ 250 por hora.
  • Palestras: as apresentações incluem orientação sobre vestimenta e dão direito a algum serviço da consultoria para os participantes. Se a empresa fechar uma palestra para cinco pessoas mais a análise de coloração de cada uma delas, por exemplo, o preço é de R$ 2.500.

A empresária diz que, atualmente, seu público-alvo são mulheres entre 28 e 45 anos, mas afirma que quer atrair homens e gays para a sua clientela. "Vejo potencial de mercado com esses dois públicos." Souza tem clientes no Rio de Janeiro, Campinas (93 km a noroeste de São Paulo) e na capital paulista.

Empresária concorre com youtubers e blogueiras

Para Marcio Bertolini, consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), as pessoas estão se preocupando cada vez mais com a aparência, o que vem aumentando o campo de atuação para consultorias nesta área.

"Não é apenas o currículo que conta ponto na hora de uma entrevista de emprego ou quando um profissional assume um cargo de chefia, por exemplo. As pessoas estão começando a se preocupar mais com a sua aparência e dispostas a pagar por uma consultoria, principalmente grandes executivos."

Bertolini afirma, no entanto, que a consultora precisa destacar o diferencial do seu serviço, principalmente nas redes sociais, para mostrar aos possíveis clientes que domina mais o assunto do que youtubers ou blogueiras, que dão dicas generalizadas sobre como se vestir, em vídeos na internet.

Onde encontrar:

CS Imagem e Estilo - http://www.csestilo.com/