IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Psicóloga de BH vira dona e consultora de spa de luxo em Miami e Nicarágua

Larissa Coldibeli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/05/2017 04h00

A psicóloga Renata de Abreu, 42, virou consultora de spas de luxo, prestando serviços para a rede Fasano e até para um resort na Nicarágua. Em janeiro deste ano, ela inaugurou seu próprio spa de luxo, o Spa Home, em Miami (EUA). Dados de investimento e faturamento não foram revelados.

“Resolvi investir em Miami porque tem uma grande quantidade de latinas. Brasileiras, colombianas, venezuelanas e também os homens latinos são mais vaidosos. Além disso, o sol e a praia em Miami favorecem um estilo de vida mais saudável”, diz.

Nos tratamentos que oferece, ela usa alta tecnologia e técnicas naturais da Ayurveda, conceito que alia cuidados com o corpo e com a mente para tratar da saúde. Essa foi outra razão para ela empreender em Miami.

Ayurveda é mais difundida nos EUA, e o mercado americano é promissor para minhas consultorias. A ideia é tratar as pessoas de dentro para fora.”

Um dos tratamentos é o 5 Days Detox, que inclui uma avaliação corporal com scanner 3D, massagens, refeições equilibradas e kit especial com óleos e ervas da Ayurveda, ao preço de US$ 1.250 por pessoa (cerca de R$ 3.995).

Outro serviço oferecido é o UltraShape Power, que utiliza a tecnologia do ultrassom para eliminar gorduras localizadas sem dor. O preço médio é de US$ 3.000 (cerca de R$ 9.590) para o mínimo de três sessões.

Seu interesse pelo universo de tratamentos estéticos e de saúde surgiu quando estava na faculdade de psicologia, após fazer um curso de shiatsu (tipo de massagem). Ela nunca exerceu a psicologia, pois logo começou a atuar como terapeuta corporal e estudou no The Chopra Center, do médico indiano Deepak Chopra. Passou a desenvolver as próprias técnicas e treinou mais de 280 profissionais.

Experiência do cliente é o mais importante no spa de luxo

Ela diz que o diferencia spas de luxo de estabelecimentos convencionais são, principalmente, a qualidade dos serviços, o menu de tratamentos e o treinamento das equipes.

“Cada detalhe conta para deixar os clientes com memórias inesquecíveis. O trabalho que realizo inclui criação de conceito e temática, criação de carta de serviços, escolha de equipamentos, treinamento de equipes e busca de parcerias para ter os melhores produtos.”

Ela diz que o valor da consultoria pode ir de US$ 50 mil a US$ 160 mil (cerca de R$ 160 mil a R$ 511 mil), dependendo do tamanho e das atividades do spa ou resort.

Para ser rentável, spa de hotel tem que ter estratégia comercial

O segmento de spas passou por crescimento e mudança de perfil nos últimos anos, indo da área da saúde para bem-estar e qualidade de vida, segundo Gabriela Otto, consultora do mercado de luxo na GO Consultoria e professora da educação executiva da ESPM.

"Spa é uma experiência sensorial, então, o diferencial está nos detalhes, como isolamento acústico, conforto dos leitos, ambientação e até tamanho das unhas das massagistas e o tom de voz usado."

Ela diz que os serviços de spa são importantes, principalmente para hotéis de luxo que são o destino da viagem, em que o hóspede não sai para passear. "É um elemento de posicionamento de marca, mas é importante que o hotel junte os serviços do spa na estratégia de vendas para rentabilizá-lo."

Onde encontrar:

Renata de Abreu: www.renatadeabreu.com.br