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Ele não deu certo com frozen yogurt e agora tem rede que faz pizza em 4 min

Thiago Varella

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

13/06/2017 04h00

Após sete anos nos Estados Unidos, o empresário Rafael Soares, 33, voltou ao Brasil com a ideia fixa de abrir uma rede de frozen yogurt, uma febre no exterior. Em 2009, ele montou a Yoguland, em Curitiba (PR), mas fechou as portas do negócio quatro anos depois, devido à grande concorrência. Soares, então, investiu seu dinheiro em uma rede de pizzarias, a Oven Pizza, cuja pizza fica pronta em até quatro minutos.

A rapidez da comida é um diferencial. A rede desenvolveu uma massa que fica assada em um minuto e 40 segundos, segundo Soares. Todo o processo, a partir do pedido até a chegada da pizza pronta e assada, dura, no máximo, quatro minutos.

Nas primeiras quatro lojas abertas em Curitiba, em 2013, o investimento inicial foi de R$ 4,5 milhões, captado com investidores. Em 2016, registrou um faturamento de R$ 7,6 milhões e lucro de R$ 1,2 milhão.

“O franqueado não se preocupa em produzir a massa. Ela vem pronta. Desenvolvemos um tipo de massa que, aliada ao nosso forno, deixa a pizza pronta de maneira rápida. Além disso, não temos pizzaiolo. Todo o processo de produção da pizza é automatizado”, afirma. Apesar de criada na Oven, a massa, hoje, é fabricada por uma empresa terceirizada.

Além de um cardápio com opções mais tradicionais, como mozarela e calabresa, a Oven Pizza também deixa o cliente personalizar totalmente a pizza, podendo escolher o tipo de massa e os ingredientes. A rede também oferece saladas, calzones e sticks (entradas feitas com a massa da pizza).

Foco em shoppings

A franquia já tem sete lojas em operação e deve inaugurar outras 12 até o final do ano, todas em shoppings. Além das quatro unidades em Curitiba, a Oven tem franqueadas em Campinas (SP), São Paulo e Belo Horizonte (MG) e vai abrir em Maringá (PR), São José dos Pinhais (PR), Balneário Camboriú (SC), Blumenau (SC) e Londrina (PR), além de uma nova loja em São Paulo.

A rede ainda estuda a expansão para lojas de rua, ainda sem previsão. Até o final de junho, a franquia vai contar com os serviços de uma operadora logística de São Paulo. Com a padronização dos fornecedores, a franquia tem planos de chegar a outros centros do país, como o Centro-Oeste e o Nordeste.

Franquia tem investimento a partir de R$ 400 mil

Confira dados da franquia fornecidos pela empresa:

  • Investimento inicial: a partir de R$ 400 mil (custos de instalação + taxa de franquia)
  • Faturamento da loja: de R$ 110 mil a R$ 220 mil
  • Lucro: 12% a 18% do faturamento
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

Preço médio dos produtos

  • Pizza: R$ 25
  • Calzone: R$ 25
  • Stick: R$ 8
  • Salada: R$ 19

Mercado é muito concorrido, diz especialista

Para Juliana Berbert, consultora do Sebrae-SP, o mercado de alimentação em shopping é muito concorrido. Por isso, muitas vezes é um detalhe que faz o cliente optar por comer em um lugar em vez de outro.

“Às vezes, a preferência do cliente não é pelo alimento, mas a dinâmica do horário. Por isso, em uma rede de fast food, a operação deve ser enxuta, rápida e com atendimento que faça diferencial”, diz.

Berbert também alerta ao fato de que, com a crise, caiu o consumo de alimentação fora de casa. “Esse é um momento que exige cautela. No caso de uma franquia, é necessário analisar a taxa de retorno. Todos os seus custos devem bem controlados, e o valor de aluguel não pode ser abusivo para que seu ponto de equilíbrio seja bom.”

Outro problema pode estar no fato de o brasileiro não ter hábito de comer pizza no almoço. Isso, no entanto, pode ser compensado pelo happy hour, já que as praças de alimentação, segundo Berbert, são carentes de opções para essa hora do dia.

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