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Escola ensina maquiagem para TV e cinema por R$ 2,9 mil e vira franquia

Larissa Coldibeli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/08/2017 04h00

No ramo de maquiagem há mais de 40 anos, o diretor artístico Vavá Torres criou, com o sócio Hugo Richard, a escola de formação profissional de maquiagem para TV, cinema e teatro Makevator, no Rio de Janeiro. São cinco unidades em funcionamento: quatro no Rio de Janeiro e uma em Santo André (24 km ao sul de São Paulo), inaugurada em julho.  

Richard, que cuida da expansão por franquias, diz que a meta é abrir 15 unidades no Estado de São Paulo até o fim do ano. A empresa foi fundada em 2007 com investimento inicial de cerca de R$ 90 mil na época. O faturamento total da rede e o lucro não foram divulgados.

A Makevator forma profissionais para atuarem na área de beleza em televisão, cinema, teatro, publicidade e moda, com cursos que vão desde automaquiagem até maquiagem profissional HD (utilizada para disfarçar as imperfeições da pele em produções gravadas em alta definição).

Veja os dados da franquia, fornecidos pela empresa:

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro)
  • Faturamento médio mensal: R$ 90 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 27 mil (30% sobre o faturamento)
  • Retorno previsto: a partir de 18 meses

Cursos custam de R$ 330 a R$ 2.880

Cada unidade escolhe os cursos que vai oferecer. São 15 opções de cursos, entre eles maquiagem artística, intensivo de maquiagem e penteado para noivas, penteados avançados, maquiagem para pele negra, maquiagem profissional HD, foco nos olhos e tranças. 

O curso de maquiagem artística ensina, por exemplo, pinturas corporais iguais à da Globeleza, a musa das vinhetas de carnaval da TV Globo.

O curso mais barato é o de automaquiagem, que custa R$ 330 e tem carga horária de oito horas. O mais caro é o de maquiagem profissional HD, que custa R$ 2.880 e tem carga horária de 48 horas. Os dois cursos estão entre os mais procurados pelos alunos.

Além de formar os profissionais, a empresa também fornece mão de obra para produtoras. “Por sermos um centro de formação profissional de alto nível e termos um grande portfólio nessa área, muitas produtoras entram em contato com nossas unidades para contratar serviços. Os profissionais que se formaram ou se especializaram conosco são convidados para esses atendimentos, o que chamamos de Makevator Service”, diz Richard.

Franqueado não pode se iludir pelo glamour, diz consultor

O consultor especializado em franquias Luis Stockler, da BaStockler, diz que a empresa segue a tendência da segmentação nos serviços de beleza.

"Antes, eram comuns os salões full service, que ofereciam todos os serviços em um só lugar. Agora, cada vez mais vemos locais especializados em unhas, sobrancelhas, depilação e, no caso dessa empresa, maquiagem. 

Ele diz que o mercado é grande, mas o franqueado e os alunos não podem se deixar iludir pelo glamour e achar que vão virar maquiadores de celebridades.

"As caracterizações diferentes para TV ou cinema são uma boa ferramenta de marketing, dão visibilidade e atraem alunos, mas vai ser na maquiagem do dia a dia, de festas de 15 anos, casamentos, que a escola vai conseguir volume para ter faturamento", declara.

Onde encontrar:

Makevator: www.makevator.com

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