IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Feira no Rio tem franquias dentro de contêiner por R$ 30 mil a R$ 370 mil

Larissa Coldibeli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/09/2017 04h00

A crise econômica obrigou as empresas a reduzirem custos, o que levou à adaptação e à criação de novos modelos de negócio. É o caso dos contêineres, que possibilitam lojas mais baratas do que as convencionais. O modelo segue em alta no Brasil, segundo o consultor especializado em franquias Luis Stockler, da BaStockler, tanto que é destaque entre as franquias que participam da Expo Franchising ABF-Rio.

No evento, realizado até este sábado (30), no Riocentro, há modelos com investimento inicial a partir de R$ 30 mil, caso da iGui Trata Bem, de manutenção e limpeza de piscinas, a R$ 370 mil, do restaurante modular da Croasonho.

Gabriel Di Blasi, diretor jurídico da ABF-Rio (Associação Brasileira de Franchising - Rio de Janeiro), diz que os contêineres são uma tendência que deve permanecer mesmo após a crise. "Além do custo mais baixo, eles têm outras vantagens, como a praticidade, pois permite mobilidade, lojas modulares [que podem ser ampliadas] e rapidez de implementação", diz.

Modelo precisa ser testado

Di Blasi afirma, porém, que é um modelo de negócio para redes estruturadas e padronizadas, que não utilizam customizações em suas unidades. O consultor Luis Stockler concorda.

É uma operação que precisa ser testada para saber se é funcional, se o tamanho é adequado, se há espaço para estoque. Nem todo negócio cabe num contêiner.

Luis Stockler, consultor

Para o diretor jurídico da ABF-Rio há, ainda, outro desafio: a segurança da loja, especialmente no Rio de Janeiro.

Deve ser instalado em outros comércios

Para diminuir o risco, a maioria das redes recomenda a instalação do contêiner em outros comércios. É o caso do Espetto Carioca, indicado para postos de gasolina. A empresa deve inaugurar seu primeiro contêiner até o fim do ano na zona oeste do Rio.

“O contêiner é um pequeno empório que vai oferecer, além dos tradicionais espetos prontos para consumo, produtos congelados para os clientes fazerem o churrasco em casa”, declara Leandro Souza, presidente do Espetto Carioca.

Além de postos de gasolina, a marca Hot n’Tender, de frango frito, indica seu contêiner para estacionamentos, pavilhões de exposições e clubes. A primeira experiência da marca com o modelo foi no Rock in Rio 2015. Em 2017, apenas no primeiro semestre, foram inauguradas quatro lojas do tipo em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará.

A Expo Franchising ABF-Rio reúne 250 marcas e espera atrair entre 20 mil e 25 mil pessoas nos três dias de evento. Além das oportunidades de negócio com os expositores, há o Fórum de Franchsing, com palestras sobre gestão.

Expo Franchising ABF Rio 2017

  • Local: Riocentro
  • Endereço: avenida Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
  • Data e horário: de 28 a 30 de setembro
  • Horário: 13h às 21h
  • Ingressos: R$ 60 individual e R$ 100 duplo
  • Informações: www.expofranchising.com.br

CONSULTORES DÃO DICAS PARA ESCOLHER UMA FRANQUIA

UOL Notícias