IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresa lança sidra gourmet e aposta que jovens desconheçam fama do produto

Gabriel Navajas

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/10/2017 04h00

Depois de pesquisar sobre a sidra em Londres e fabricar em casa o produto para consumo próprio, três amigos decidiram criar uma versão gourmet da bebida no Brasil, com receita desenvolvida pelo mestre sidreiro britânico John Murray. A Sina Hard Cider, que é feita com maçãs da Serra Gaúcha, foi lançada em junho deste ano, em São Paulo.

Investimento inicial, faturamento e lucro mensais não foram divulgados.

LEIA MAIS:

Os sócios não temem que o consumidor associe o produto a uma imagem negativa, porque consideram que os jovens desconheçam o que seja sidra.

“Temos percebido que a nossa geração (faixa dos 20 aos 30 anos) não tem mais essa concepção negativa da sidra. A resposta mais comum é uma indagação do tipo ‘Sidra? O que é sidra?’. As pessoas que experimentam têm gostado muito da Sina”, diz João Linhares, 25, um dos sócios, junto Diogo Seadon, 30, e Felipe Mendonça, 26.

A sidra é uma bebida fermentada preparada com suco de maçã. A imagem da sidra nacional, no entanto, não é de um produto de qualidade. Em 2014, uma das mais tradicionais no mercado, a sidra Cereser, mudou de nome para tentar conquistar um espaço mais nobre.

Sina é vendida apenas em São Paulo

Linhares diz que a Sina é inspirada nas sidras britânicas e é vendida em garrafas long neck (de 275 ml). As sidras nacionais vêm em garrafas de 660 ml.

“Na boca, a Sina não tem o excesso de dulçor típico das sidras nacionais, é muito mais equilibrada e com um ótimo contraponto de acidez”, relata.

A Sina é feita com maçãs da Serra Gaúcha e levedura europeia específica para essa bebida. “Não tem nada a ver com as que já existem. A Sina é refrescante e leve, perfeita para o clima tropical daqui.”

Segundo Linhares, a bebida harmoniza com peixes, frutos do mar, aves, massas, carne de porco, miúdos e petiscos de boteco.

Com 5% de teor alcoólico, a Sina é vendida em 38 pontos comerciais da capital paulista, como bares, restaurantes e supermercados St. Marche, nos Jardins e Pinheiros (zona oeste de São Paulo) e no centro da cidade.

Custam entre R$ 10 (diretamente ao consumidor) e R$ 14 (em bares e restaurantes). Já as sidras nacionais (660 ml) são vendidas nos supermercados a R$ 9.

Bebida é sem glúten e mais leve que cerveja, diz o sócio

Para concorrer com a cerveja, os sócios apostam na leveza do produto. “No começo, as pessoas podem confundir pela apresentação e pela cor, mas depois do primeiro gole essa confusão desaparece”, diz.

Ao contrário das cervejas, a sidra é naturalmente sem glúten e mais leve (84 calorias contra 122 calorias da cerveja long neck), diz ele.

Começaram fabricando sidra em casa

Em 2014, Linhares e Mendonça viajaram para a Inglaterra e, junto com Seadon, que já morava lá, iniciaram um período de estudo e conheceram o sidreiro Murray, que estava de mudança para a África do Sul.

De volta ao Brasil, os amigos começaram a fabricar a sidra em casa, para consumo próprio, mesmo sem terem feito curso.

A receita atual foi desenvolvida por Murray à distância, da África. Hoje, ela é fabricada em uma vinícola no interior de São Paulo. A cidade não foi revelada.

Ficar atenta ao posicionamento da marca

A consultora do Sebrae-SP Janaina Moreira Costa diz que as estratégias adotadas (long neck, visual semelhante ao da cerveja e uso de fruta nacional) para o lançamento do produto foram corretas.

Ela diz, porém, que a empresa deve estar atenta ao posicionamento da marca, para o interesse pelo produto não ser passageiro, e trabalhar a imagem da Sina, para desvinculá-la das sidras nacionais.

“No Brasil, a cerveja é a bebida alcoólica com maior participação de mercado, e eles trouxeram um conceito diferente de sidra. Mas é fundamental estarem atentos ao posicionamento da marca.”

Segundo ela, o desafio é trabalhar o marketing do produto, mostrando os diferenciais da Sina.  “Uma estratégia é apresentar a bebida em degustações, eventos patrocinados e inserção em estabelecimentos onde está o público-alvo. Outra opção são as redes sociais, despertando o interesse e desejo pelo produto.”

Onde encontrar:

Sina Hard Cider - www.sinahardcider.com