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Não sabe o que pedir para comer? Empresa faz entrega de prato surpresa

Lucas Gabriel Marins

Colaboração para o UOL, em Curitiba

21/11/2017 04h00

Sabe aquela indecisão na hora de escolher o jantar? A start-up Rango!, em Curitiba (PR), entrega em casa um prato surpresa com base nas preferências dos clientes. A empresa foi criada em agosto deste ano pelo estudante de publicidade e propaganda Matheus de Lima, 21, e pelo designer Artur Guarezi, 26.

O serviço funciona da seguinte maneira: o cliente entra no site, responde algumas perguntas (como o número de pessoas que vão comer e se têm restrições alimentares), escolhe o valor máximo que cada indivíduo deseja gastar (de R$ 30 a R$ 80) e o tamanho da fome (as opções são: "pequena, mas tem potencial", "normal, nem muito nem pouco", "grande e aumentando" e "gigante, tipo grande mesmo"). O valor do prato é cobrado por pessoa.

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O pedido chega sem que o cliente saiba de antemão qual é o cardápio. A descrição do prato só é informada via WhatsApp após o recebimento do pedido em casa. O cliente não pode devolver, exceto se a refeição contiver algo que a pessoa pediu para ser retirado.

Por enquanto, a Rango! tem parceria com 12 restaurantes de Curitiba, de culinárias distintas. "Até o final deste ano, vamos fechar com mais fornecedores", diz Lima.

Plano de lançar aplicativo

Os pratos são enviados para os clientes pelos próprios estabelecimentos, dentro de embalagens da Rango!. O preço, diz Lima, é o mesmo cobrado normalmente pelos estabelecimentos. "O cliente não paga nada além", afirma.

A Rango! fatura ao cobrar uma taxa de serviço de 15% dos fornecedores, em um sistema parecido com o do aplicativo iFood. A vantagem para os restaurantes é conquistar os clientes indecisos.

O investimento inicial foi de R$ 15 mil. O faturamento mensal é de R$ 1.000. Ainda não há lucro. 

Atualmente, os pedidos podem ser feitos somente pelo site. Até o final deste ano, a empresa pretende lançar um aplicativo para os sistemas Android e iOS. 

Cliente foi surpreendida com peixe da Amazônia

Entre os pratos mais enviados estão opções asiáticas que levam carne e complementos. Lima prefere não revelar qual prato é o carro-chefe, porque isso poderia afetar a surpresa, que é a "alma" do negócio, segundo ele. Pizzas, sanduíches e peixes também ilustram a lista de pratos enviados.

A perita criminal Rachel Bulcão, 36, usuária do site, diz ter sido surpreendida com um combo de pirarucu. Preparado com o lombo do peixe, o pirarucu é assado sem espinha e vem acompanhado de espinafre ou legumes na manteiga, baião de dois e pirão. Preço: R$ 50 por pessoa.

Foi uma experiência ótima. Tanto que, desde que conheci o serviço, eu pedi sete vezes e em todas recebi pratos diferentes.

Rachel Bulcão, cliente

Empresa deve ficar atenta aos fornecedores

O fato de não revelar o cardápio é um ponto positivo do negócio, diz Gustavo Loiola, coordenador da aceleradora de start-ups do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul, da Fundação Getúlio Vargas (ISAE/FGV).

"Além de resolver um 'problema' recorrente, que é a escolha do que comer, a entrega também gera expectativa e diversão, melhorando a experiência do consumidor", diz.

Ele afirma, no entanto, que empresas como a Rango! precisam escolher bem os fornecedores. "É necessário ter bons parceiros. Qualquer problema com a comida, mesmo que esta parte não seja de responsabilidade da start-up, pode afetar a imagem do negócio", diz.

Loiola sugere a criação de um sistema para que os usuários possam dar notas para o prato recebido. "Assim, a empresa consegue avaliar a qualidade do que foi enviado e também encaminhar essas informações aos restaurantes", diz.

Onde encontrar:

Rango! - https://www.vemrango.com/

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