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Depois dos 60, superou um câncer de mama e decidiu abrir o próprio negócio

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/12/2017 04h00

Ela tinha 61 anos quando foi diagnosticada com câncer de mama, em 2011. Naquele mesmo ano, a modelista Lucila Mara Palomares fez cirurgia e quimioterapia. A radioterapia ela só foi terminar em fevereiro do ano seguinte. Durante o tratamento, tomou uma decisão: não adiar mais o sonho de ser empreendedora.

Professora de corte e costura no Senac por 14 anos, ela decidiu continuar na mesma área. Em abril de 2013, abriu uma franquia da rede Sigbol Fashion, que dá cursos profissionalizantes na área de moda. A escola de Lucila fica em Osasco, na região metropolitana de São Paulo.

Pensar em empreender me ajudou a enfrentar a doença.

Lucila Mara Palomares, dona da franquia

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"Sempre tive vontade de ter um negócio próprio, mas não queria abrir ateliê nem costurar para fora. Até que soube que a Sigbol estava abrindo franquias e me interessei", diz ela, hoje com 67 anos.

No ano passado, o faturamento da franquia foi de R$ 270 mil. O lucro não foi divulgado. Com investimento inicial de R$ 70 mil, Lucila optou pelo modelo smart da franquia (leia mais abaixo).

Cursos custam de R$ 380 a R$ 420 por mês

A franquia de Lucila oferece oito cursos: corte e costura sob medida (níveis básico, avançado e especialização), corte e costura industrial (básico e avançado) e desenho de moda (básico, avançado e especialização).

Os alunos aprendem, por exemplo, a desenhar croquis (desenho de moda), a trabalhar com máquinas industriais e fazer os cortes mais usados nas linhas de produção (corte e costura industrial) e a modelar diferentes peças (corte e costura sob medida).

Os cursos na franquia de Lucila custam de R$ 380 (corte e costura sob medida) a R$ 420 (corte e costura industrial) e têm duração média de seis meses. A matrícula tem preço único: R$ 192. São dez alunos por curso.

'Siga as bolinhas' era vendido em bancas de jornal

O negócio da Sigbol começou com o método de ensino da italiana Elvira Nunari, chamado "siga as bolinhas, e seu molde estará pronto". Em 1969, Aluizio José de Freiras e sua mulher, Carmem, compraram a marca e criaram a editora Sigbol no Brasil, publicando o método Sigbol de modelagem e costura. A venda era em bancas de jornal e por meio de anúncios em revistas ou no balcão da própria empresa.

Em 1982, o casal desenvolveu o primeiro curso de costura e modelagem de roupas, criando a Escola de Moda Sigbol Fashion na Vila Mariana, onde até hoje fica a sede da empresa. Em 1996, o filho do casal, Aluízio Alberto de Freitas Filho, assumiu o negócio da família. Ele lançou franquias em 2011. Hoje a rede tem 25 escolas (24 no Estado de São Paulo e uma em Brasília). Destas, nove são unidades próprias e 16 são franquias.

Ao todo, a rede oferece 48 cursos, como moda pet (roupas e acessórios para animais de estimação) e personal stylist (consultoria de moda), com preços de R$ 199 a R$ 517.

Franquias a partir de R$ 17 mil

A rede Sigbol Fashion oferece quatro modelos de franquias (smart plus, smart, full e home based). A diferença é o tamanho das unidades. Veja abaixo os dados da franquia, fornecidos pela empresa.

Investimento inicial (inclui taxa franquia, capital para instalação, capital de giro e estoque inicial de material didático):

  • Modelo smart plus: a partir de R$ 49 mil
  • Modelo smart: R$ 79 mil
  • Modelo full: R$ 115 mil
  • Modelo home based: a partir de R$ 17 mil

No home based, o franqueado prepara um espaço em sua casa (garagem e edícula, por exemplo) para a sala de aula e pode oferecer cinco cursos. Caso necessite implantar mais cursos, ele terá que migrar para o modelo smart.

"É mais do que apenas um formato de negócio, é um projeto social da rede que promete tornar as costureiras donas do próprio negócio", diz Freitas Filho.

Faturamento médio mensal:

  • Modelo smart plus: R$ 24 mil
  • Modelo smart: R$ 24 mil
  • Modelo full: R$ 47 mil
  • Modelo home based: R$ 13 mil

Lucro médio mensal (todos os modelos): até 30% do faturamento bruto

Prazo de retorno:

  • Modelo smart plus: a partir de seis meses
  • Modelo smart: a partir de 11 meses
  • Modelo full: a partir de 13 meses
  • Modelo home based: a partir de cinco meses

Avaliar resultados é fundamental, diz consultor

O consultor do Sebrae-SP Dario Bassi Rambelli diz que entender o produto e conhecer o mercado são pontos cruciais para quem quer empreender.

Quando a empresária decidiu empreender, explorou o talento que já tinha. Mas mesmo estando numa situação delicada, por causa da doença, ela buscou informação e conhecimentos antes de abrir o negócio.

Dario Bassi Rambelli, consultor do Sebrae-SP

O consultor, no entanto, afirma que a franquia deve sempre melhorar a qualidade dos serviços, ter monitoramento sistemático da empresa e avaliação constante dos resultados. "Não pode perder o foco, deve priorizar ações estratégicas e ter método de trabalho definido."

Onde encontrar:

Sigbol Fashion - www.sigbol.com.br