IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rosa de "A Bela e a Fera", que dura 2 anos, ajuda empresa a abrir 32 lojas

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/06/2019 04h00

A empresa Giuliana Flores tem quase 20 anos de atuação online, mas resolveu fazer quiosques físicos por causa do sucesso de venda da "rosa encantada", uma versão similar à do filme "A Bela e a Fera", da Disney. O produto bombou no site em 2017, quando foi lançada a nova versão do filme.

A rosa encantada sozinha representa 25% do faturamento da empresa. Importada da Colômbia, a rosa é uma flor natural cujas pétalas demoram dois anos para murchar por causa de um processo químico, segundo a empresa. Uma dúzia custa R$ 568,50.

Deve abrir franquias a partir de agosto

Hoje a Giuliana Flores tem 32 lojas e quiosques e planeja abrir franquias em agosto deste ano, mas diz não ter custos definidos. "Estamos no processo de modelagem do negócio", afirmou Clóvis Souza, 48, dono da empresa.

A empresa começou a vender a "rosa encantada" em março de 2017, mesmo mês de lançamento do filme da Disney no Brasil. "Já havia ouvido falar do filme e conhecia essa rosa. Então, decidi apostar no produto", disse Souza.

Ele disse ter investido R$ 400 mil na época para importar as rosas da Colômbia. Segundo ele, as vendas explodiram logo no primeiro mês, com aumento de faturamento de 12%. Faturamento e lucro não foram revelados.

Em junho do mesmo ano, Souza abriu o primeiro quiosque da empresa, num shopping em São Caetano do Sul (SP). Hoje, a rede tem 32 unidades (duas lojas e 30 quiosques) na Grande São Paulo, todas próprias. As rosas encantadas são vendidas também no site.

"Apesar de o e-commerce ser a veia principal do negócio da Giuliana Flores, o sucesso das rosas encantadas nos deu segurança para abrir o primeiro quiosque exclusivo desse produto", afirmou.

Diante do sucesso da rosa, a empresa lançou o "minigirassol encantado", em edição limitada. Custa a partir de R$ 265,90.

Rosa encantada custa até R$ 568,50

As rosas encantadas da Giuliana Flores vêm dentro de redomas de vidro ou acrílico e podem ser encontradas em 30 modelos (como cúpula, caixa-box, vaso e pirâmide e com opções de serem acompanhadas de bichinhos de pelúcia, chocolates e até joias). Há opções de embalagens em cone ou caixas de papel.

São nove cores disponíveis, três opções bicolores e a arco-íris, em três tamanhos: P, M e G. Há modelos sazonais, como Páscoa, Natal, Dia dos Namorados e Dia da Mulher. Os produtos são colecionáveis.

O modelo mais barato é um cone de rosa encantada (R$ 59,90), e o mais caro, uma caixa em formato de coração com 12 rosas encantadas arco-íris (R$ 568,50).

Segundo Souza, a Giuliana Flores vendeu 290 mil flores no total em 2018, sendo 43 mil rosas encantadas (15%).

Empresa deve manter logística impecável, diz consultor

Para Cássio Ferraro, consultor de marketing do Sebrae-SP, a Giuliana Flores soube aproveitar a oportunidade ao "pegar carona" no lançamento do filme "A Bela e a Fera" e manter o interesse da clientela ao ampliar seu leque de embalagens do produto.

Ferraro disse, no entanto, que a empresa não pode se descuidar da logística, "pois vende ao cliente a praticidade de entrega de flores em tempo hábil".

"Principalmente fora de São Paulo, onde a Giuliana Flores não tem lojas físicas, a empresa precisa de parceiros para vender seu produto. Por isso, a logística deve ser impecável."

Onde encontrar:

Giuliana Flores - https://www.giulianaflores.com.br/tipos-de-flores/rosas-preservadas/d1663/

"Fera" surpreende "Bela" e pede atriz em casamento após peça; veja vídeo

Universa