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8 negócios que cabem numa mala, com investimento a partir de R$ 7.400

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/01/2021 04h00

Quer começar o ano sendo dono de um negócio que cabe numa maleta? São franquias que levam produtos e serviços —como sapatos, roupas, tratamentos de beleza e limpeza de sofá— até a casa dos clientes. O UOL selecionou oito opções de franquias com investimento inicial a partir de R$ 7.400.

Mas atenção: em meio à pandemia, é importante seguir todos os protocolos sanitários ao prestar serviço na casa das pessoas. Por parte das empresas, os cuidados incluem uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) e higienização recomendada, entre outras medidas. Outro alerta de especialistas para microfranquias é que o franqueado corre o risco de pagar para ser vendedor dos produtos e serviços da empresa.

Cuidados devem ser triplicados, diz especialista

Para Arthur Igreja, especialista em negócios e tendências, o microempresário precisa triplicar os cuidados e ser muito claro na comunicação sobre os protocolos sanitários que estão sendo tomados para fazer o atendimento em domicílio.

"Além do cuidado pessoal com uso de máscara, distanciamento e higienização de produtos, é primordial comunicar aos clientes, antes de fazer o atendimento, todas as medidas que estão sendo tomadas, como priorizar o pagamento sem contato e os cuidados sanitários. Tudo isso para tranquilizar o consumidor e também proteger o franqueado", declarou.

Recomendações antes de comprar franquias

Antes de investir em franquia de qualquer tamanho, veja algumas recomendações de especialistas, como não investir todo o seu dinheiro no negócio e ler atentamente a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Também é preciso ter cuidado com franquias baratas. Para especialistas, um risco comum que se corre ao comprar negócios de baixo valor é o franqueado se tornar, na prática, um vendedor dos produtos da franqueadora, e ainda pagar taxas altas para isso. Também é preciso se preparar para gerenciar o seu próprio negócio, como estudar sempre e manter-se atualizado.

Confira oito franquias que cabem numa maleta. As informações foram passadas pelas empresas.

1) Brechó Agora é Meu

É uma rede de venda de roupas e acessórios de segunda mão, criada em São Paulo em 2017. No modelo Brechó Bag, o franqueado recebe uma mala de roupas, contendo de 70 a cem peças e escolhidas de acordo com o perfil de seus clientes (masculino, feminino, infantil, idade, estilo etc.) e região do país. São 14 franquias neste modelo. É preciso ser MEI (microempreendedor individual)

De acordo com a empresa, as roupas são esterilizadas, lavadas e passadas. Ao franqueado, é recomendado o uso de máscaras, luvas e propé (para os pés) e lavar as mãos e higienizar com álcool em gel 70% ao chegar à casa da cliente. Após o contato com o cliente, a mala e as peças precisam ficar em "quarentena" por 48 horas até o próximo cliente.

Há também a venda via chamada de vídeo, com a demonstração das peças ao vivo. A entrega é feita via correio.

Raio-X

  • Investimento inicial (Brechó Bag): R$ 7.400 (inclui taxa de franquia, capital de giro, maleta e estoque)
  • Royalties: isento
  • Faturamento médio mensal: de R$ 3.750 a R$ 4.800
  • Lucro médio mensal: 70%
  • Prazo de retorno: de 2 a 3 meses
  • Site: www.brechoagoraemeu.com.br

2) Sapatop

É uma rede de serviços e acessórios de sapataria, criada em São Paulo, em 2019. No modelo Kit Sapatop, lançado neste mês de dezembro, o franqueado faz serviços de engraxe, limpeza e impermeabilização de sapatos e tênis em prédios comerciais. Há uma franquia neste modelo.

Para serviços mais complexos (troca de salto e de sola, consertos e restauração de bolsas, sapatos e malas), o franqueado leva as peças para a loja física da rede, localizada no Mooca Plaza Shopping, em São Paulo.

Todos os profissionais são devidamente equipados com os itens de segurança como luva, propé e máscaras, além da higienização constante dos materiais a cada atendimento.

Raio-X

  • Investimento inicial (Kit Sapatop): R$ 15 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e kit de produtos)
  • Royalties: 6% sobre o faturamento por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 8.000
  • Lucro médio mensal: 60%
  • Prazo de retorno: 3 meses
  • Site: em construção

3) Torky Oficina de Instrumentos de Musicais

É uma franquia especializada em manutenções de instrumentos tradicionais e eruditos de cordas. No modelo Case Torky, o franqueado faz os serviços em escolas de música, estúdios, eventos, igrejas etc. A maleta comporta 70 itens, entre ferramentas e acessórios para realizar cerca de 60 tipos de reparos. Serviços de customização e personalização de instrumentos são feitos pela oficina matriz, em Mogi das Cruzes (SP).

A empresa foi criada em 2003, mas entrou para o franchising há dois anos. São três franquias.

Na pandemia, os cuidados foram redobrados, com uso de álcool em gel, máscaras, distanciamento e higienização reforçada nos equipamentos antes de sua devolução.

Raio-X

  • Investimento inicial: R$ 15,2 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro, equipamentos e produtos)
  • Royalties: R$ 450 por mês
  • Faturamento médio mensal: de R$ 3.000 a R$ 7.000
  • Lucro médio mensal: 57%
  • Prazo de retorno: 15 meses
  • Site: www.torky.com.br

4) Doutor Sofá

Fundada em 2014, em Joinville (SC), a rede faz serviços de limpeza e impermeabilização de estofados em domicílio. O modelo de negócio é home office, e o franqueado transporta pulverizadores e produtos de limpeza numa caixa com rodinhas. São 152 franquias.

No atendimento ao cliente, o franqueado usa todos os EPIs necessários, como máscara e luvas. De acordo com a empresa, os produtos utilizados na higienização dos estofados atendem as especificações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no combate ao coronavírus.

Raio-X

  • Investimento inicial: de R$ 33 mil a R$ 45 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro). A variação depende do tamanho da população da área de atuação do franqueado.
  • Royalties: a partir de R$ 500 por mês
  • Faturamento médio mensal: de R$ 15 mil a R$ 25 mil
  • Lucro médio mensal: 40%
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses
  • Site: www.doutorsofa.com.br

5) Mapa da Mina

É uma rede de venda de semijoias, como brincos, anéis, gargantilhas, pulseiras e correntes banhadas a ouro e aço inox. No modelo express, o franqueado prospecta pontos de vendas físicos e pessoas para revender os produtos. Ou seja, pode deixar, em sistema consignado, um expositor das semijoias em um local (como um salão de beleza) ou montar uma maleta para fazer a venda de porta em porta. São 15 franquias neste modelo. A empresa foi criada em 1995 em Duque de Caxias (RJ).

A empresa segue os protocolos indicados, como uso de máscaras e higienização das mãos e das peças com álcool 70%. As vendas podem ser feitas pelo WhatsApp, com envio das peças via serviço de entregas.

Raio-X

  • Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil (inclui taxa de franquia, cinco expositores e estoque de peças)
  • Royalties: isento
  • Faturamento médio mensal: R$ 1.000 (cada expositor ou maleta)
  • Lucro médio mensal: 42%
  • Prazo de retorno: de 16 a 24 meses
  • Site: https://www.mapadamina.com.br

6) Limpeza com Zelo

É uma rede especializada em limpeza de casas, escritórios e condomínios. No modelo home office, o franqueado faz a prospecção de clientes e gerencia a logística dos funcionários que fazem os atendimentos. Na maleta, são levados equipamentos e produtos de limpeza. Fundada em São Paulo, em 2013, a empresa tem 125 franquias.

Os profissionais da rede já usam EPIs específicos para manusear os produtos.

Raio-X

  • Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro, equipamentos e produtos de limpeza)
  • Royalties: 7% sobre o faturamento por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Lucro médio mensal: 15%
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses
  • Site: https://www.limpezacomzelo.com.br

7) Quinta Valentina

É uma rede de franquias de sapatos femininos, criada em Goiânia (GO), em 2009. No modelo home, o franqueado recebe malas de couro com rodinhas e 120 pares de calçados (estoque inicial). Na bag, os calçados são acomodados em saquinhos de flanela. São 211 franquias neste formato.

Os franqueados devem seguir todos os protocolos de segurança, como distanciamento e uso de máscaras e álcool em gel. As bags e os produtos são entregues totalmente higienizados ao franqueado. A empresa diminuiu em 40% o número de atendimentos presenciais e reformulou seu canal de venda online.

Raio-X

  • Investimento inicial: R$ 40 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro, duas malas grandes e duas bags de mão e estoque inicial com 120 pares de sapato)
  • Royalties: isento
  • Faturamento médio mensal: R$ 12,5 mil
  • Lucro médio mensal: 35%
  • Prazo de retorno: de 6 a 8 meses (com venda de 50 pares por mês)
  • Site: https://quintavalentina.com.br

8) Mais Top Estética

É uma rede de franquia de estética criada em Cruzeiro (SP), em 2016. No modelo express, o franqueado utiliza tecnologias de ultrassom, ondas de choque e radiofrequência, entre outras, além de uma maca portátil, com os quais é possível realizar cerca de 30 tratamentos diferentes. As terapias corporais e faciais incluem redução de gorduras, flacidez, estrias, peeling facial e limpeza de pele. A rede tem 16 franquias neste formado em operação.

No atendimento ao cliente, é obrigatório o uso de máscara, álcool em gel, touca e todos os EPIs (equipamentos de proteção individual) necessários.

Raio-X

  • Investimento inicial: R$ 73 mil (incluindo taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: 7% por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 33,8 mil
  • Lucro médio mensal: 35%
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses
  • Site: www.maistopestetica.com.br