Bolsas

Câmbio

Análise de currículo: Informe suas experiências e atividades já realizadas

Da Redação

Em São Paulo

Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, analisa o currículo profissional de uma internauta com formação superior em administração de empresas.

 

 

Segundo Marcelo, a candidata incluiu o conteúdo padrão que pode ser visualmente melhor distribuído. O campo 'objetivo' merece maior destaque visual para facilitar o trabalho do recrutador em identificar o perfil a que o currículo se destina.

"O objetivo poderia ser melhor sintetizado para ampliar o seu foco. Por exemplo: "Área Administrativa", ou para focalizar um cargo específico, "Assistente Administrativa", sugere Marcelo.

Na parte de qualificações, embora a lista apresentada demonstre todo o conteúdo que a candidata pode oferecer, não chega a ficar exatamente claro se ela já fez tudo isso.

"Uma boa forma de dar esta certeza ao selecionador é descrever as experiências já realizadas, de que maneira foram realizadas, em quais empresas e quais os bons resultados oferecidos para as organizações. A descrição de experiências dá ao selecionador mais materialidade e tangibilidade sobre o que a candidata pode fazer", afirma o presidente da curriculum.

Para Marcelo, o conteúdo das experiências profissionais está coerente e apresentado na ordem correta (do mais recente para o mais antigo). Apenas pode ser mais bem distribuído visualmente, gerando economia de linhas para evitar que o currículo se estenda em mais páginas após uma eventual reestruturação.

"Cursos extracurriculares são cursos 'fora do currículo'. Portanto, o melhor é dizer "Cursos Complementares", diz Marcelo. O especialista completa dizendo que é interessante colocar não só o nome do curso, mas também a instituição que o ministrou e o ano de conclusão para dar ao selecionador um ideia sobre o período de atualização da candidata.

Escolha dos currículos

O UOL Empregos publica, duas vezes ao mês, análises de currículos onde consultores sugerem mudanças a um resumo profissional selecionado entre os enviados à Redação.

Para selecionarmos o resumo profissional analisado, buscamos um exemplo que apresente problemas comuns à maioria dos currículos recebidos. Os dados pessoais e os nomes das empresas e instituições são retirados: usamos denominações como empresa A, escola X.

Se você quiser enviar seu currículo para análise, mande-o, anexado, ao e-mail uolempregos@uol.com.br, com o assunto "Análise de currículo".

Leia mais informações sobre currículos analisados

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos