Bolsas

Câmbio

Análise de currículo: Descreva as atividades realizadas em cargos gerenciais

Da Redação

Em São Paulo

Natalia Melo, consultora de Recursos Humanos da Luandre, analisa o currículo de internauta que possui o nível médio e tem experiência em cargos gerenciais.

 

 

Segundo Natalia, primeiramente o candidato deve especificar claramente o objetivo profissional, podendo colocar o cargo pretendido ou apenas a área em que deseja atuar (gerente comercial ou área comercial, por exemplo).

"Utilize a mesma padronização de tamanho e tipo de fonte no documento. Se escreveu 'Formação' iniciando com letra maiúscula deve escrever 'Curso' da mesma forma e não em caixa alta", diz a consultora.

No campo Informática, o candidato deve listar os softwares e sistemas operacionais que possui conhecimento. Exemplo: Word, Excel, etc.

Se o candidato pretende se candidatar a cargos gerenciais é importante citar, no campo de experiência profissional, o nome da empresa, seu segmento e porte.

"Além do cargo, o candidato deve descrever um resumo das principais atividades que executava nas empresas em que atuou. Faça isso, de preferência, em tópicos para facilitar a leitura do recrutador", aconselha Natalia.

Por fim, a consultora explica que é desnecessário incluir textos em que o próprio candidato faz uma avaliação sobre si mesmo.

Escolha dos currículos

O UOL Empregos publica, duas vezes ao mês, análises de currículos onde consultores sugerem mudanças a um resumo profissional selecionado entre os enviados à Redação.

Para selecionarmos o resumo profissional analisado, buscamos um exemplo que apresente problemas comuns à maioria dos currículos recebidos. Os dados pessoais e os nomes das empresas e instituições são retirados: usamos denominações como empresa A, escola X.

Se você quiser enviar seu currículo para análise, mande-o, anexado, ao e-mail uolempregos@uol.com.br, com o assunto "Análise de currículo".

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos