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Walmart terá que indenizar vendedor submetido a castigos por não cumprir meta

Do UOL, em São Paulo

06/03/2013 11h56Atualizada em 06/03/2013 16h14

Um ex-funcionário da rede Walmart ganhou na Justiça o direito a receber uma indenização de R$ 6 mil por danos morais. Segundo o processo julgado pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho), o ex-vendedor de eletrodomésticos foi alvo de castigos por não cumprir metas.

 

O ex-empregado trabalhou durante quatro anos na empresa e era pago com um salário fixo acrescido de comissões. Nos últimos meses em que trabalhou no local, um gerente passou a aplicar punições quando as metas não eram atingidas.

 

Entre elas, o vendedor diz que foi obrigado a fazer a limpeza do chão do supermercado e a descarregar mercadorias dos caminhões de entrega.

 

Diante dos fatos, o ex-vendedor diz que teve ansiedade, depressão, hipertensão e síndrome do pânico. Durante o seu turno de trabalho, o funcionário diz que ia várias vezes ao banheiro para chorar, já que as punições eram de conhecimento de todos que trabalhavam no supermercado.

 

Ao entrar com um processo contra a empresa, o ex-vendedor diz que o gerente foi "reacionário, despótico e arbitrário". Em sua defesa, a empresa nega que tenha exposto o vendedor a situação vexatória diante de terceiros.

 

Em primeira instância, a Vara do Trabalho de Umuarama (PR) entendeu que o autor havia sido exposto a situação que geraria a indenização por dano moral. Segundo o juiz, o gerente de fato humilhava os vendedores da loja, xingando-os, chamando-os de incompetente e aplicando castigos.

 

Em seguida, o TRT e o TST negaram os recursos da empresa e mantiveram o valor fixado pelo dano moral.

 

Em nota, o Walmart Brasil disse que segue rigorosamente a legislação. "A rede repudia veementemente qualquer ato de desrespeito e discriminação. Entre os princípios do Walmart estão a ética e o respeito ao indivíduo, seja ele funcionário ou cliente".

 

(Com informações do TST)