IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Levantar para ir ao banheiro durante a noite reduz a produtividade, diz estudo

DO UOL, em São Paulo

18/03/2013 15h05

Pessoas que levantam no meio da noite para ir ao banheiro são menos produtivas no trabalho do que as que dormem a noite toda. Segundo o jornal britânico “Daily Mail”, essa foi a conclusão de uma pesquisa realizada pela Associação Europeia de Urologia.

 

O estudo, apresentado em um congresso em Milão, acompanhou 261 mulheres e 385 homens que tinham noctúria - a necessidade de levantar durante a noite uma ou mais vezes para urinar. Eles tiveram que responder um questionário sobre produtividade no trabalho.

 

Ainda de acordo com o “Daily Mail”, os pesquisadores descobriram que o problema reduziu em 24% a produtividade dos entrevistados, porcentagem maior do que a queda relacionada à asma ou à doença pulmonar obstrutiva crônica.

 

"A noctúria é um problema comum que afeta cerca de um terço dos adultos, mas sua carga é subestimada e é muitas vezes vista como sendo menos grave do que em outras condições crônicas em termos de impacto na qualidade de vida”, disse Philip Van Kerrebroeck, professor de urologia da Universidade de Maastricht, na Holanda.

 

O pesquisador ainda recomendou que as pessoas que têm o problema procurem tratamento médico.