Saiba o que fazer depois de cometer um erro no ambiente de trabalho
Um dia você percebe que, por falta de atenção, conhecimento ou experiência, cometeu um grande erro no trabalho. Em poucos minutos, começa a suar frio, o coração dispara e bate aquele desespero. Se isso acaba de acontecer, tenha calma: você não é o primeiro nem será o último a falhar no ambiente corporativo.
“Só não erra quem não faz. Realmente não dá para acertar o tempo todo, ainda mais nos dias de hoje, em que os profissionais são multitarefas, exigem mais de si mesmos e são cada vez mais cobrados pela equipe, clientes e superiores”, diz Viviane Gonzalez, diretora da Business Partners Consulting.
A consultora diz que atitudes desastrosas podem trazer consequências ainda piores e gerar até uma demissão. Para Viviane, nessas horas o desespero deve ser deixado de lado e o melhor a fazer é tentar compreender quais motivos levaram ao erro e qual é a extensão dos danos que ele causou.
Em seguida, é preciso procurar o seu superior imediato e assumir de forma matura a responsabilidade pela falha. “A humildade para falar produz efeitos positivos no meio de uma situação ruim”, diz Viviane. E ela destaca: esconder o erro só adia as consequências. A dica vale inclusive para reuniões, já que um problema pode ajudar toda a equipe a aprender e a refletir sobre as posturas e os processos adotados.
Depois de uma boa conversa, outro passo importante é propor uma saída para tentar minimizar as consequências da falha. Além disso, aprenda com o erro e adote medidas preventivas para reduzir as chances de falhar novamente. “É normal errar, mas viver errando com certeza pode arruinar uma carreira”, finaliza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.