IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Veja dicas para se reinventar no trabalho, como no filme "Os Estagiários"

Cena do filme "Os Estagiários", de Shawn Levy, estrelado por Owen Wilson e Vince Vaughn - Divulgação / Fox Films
Cena do filme "Os Estagiários", de Shawn Levy, estrelado por Owen Wilson e Vince Vaughn Imagem: Divulgação / Fox Films

Do UOL, em São Paulo

30/08/2013 06h00

Dois vendedores quarentões que foram demitidos de seus empregos tentam a sorte como estagiários em uma das principais empresas de internet do mundo, o Google. Desatualizados, eles têm que disputar a vaga fixa com jovens que são “ratos” em informática.

O roteiro pertence ao filme "Os Estagiários", que estreia nesta sexta-feira (30) nos cinemas brasileiros, mas poderia acontecer com qualquer profissional da vida real sem nenhum aviso prévio.

De acordo com a analista de recursos humanos da Impacta, Aline Dias, o mercado de trabalho está exigindo mais conhecimentos que vão além do nosso campo profissional. "Hoje a tecnologia está incorporada em todos as áreas, independentemente da função", diz a analista.

Para Dias, é importante que o profissional realize treinamentos tanto com o intuito de aprendizado, quanto de atualização, pois, a tecnologia reinventa-se a todo instante e o profissional precisa estar preparado para poder competir no mercado de trabalho.

Pontos forte e fracos são determinantes

A falta de preparo ou a dúvida sobre como se reinventar na carreira ocorre porque a grande maioria das pessoas não costumam analisar seus pontos fortes e fracos e não sabem por onde começar nem em que apostar, segundo o consultor em gestão de pessoas da Pactive, Eduardo Ferraz.

"Você pergunta qual é ponto fraco do profissional e ele começa a dizer que é perfeccionista etc. Sabemos que não é verdade. Sobre os pontos fortes ele também não sabe especificar", diz.

Para o especialista, "a pessoa tem que se conhecer, saber onde funciona bem e ter noção de onde funciona mal."

Atirar para todos os lados não funciona

Para Ferraz, o jeito mais adequado de se reinventar é identificar um talento e aprimorá-lo, pois tentar qualificar-se “atirando” para todos os lados não funciona.

O consultor afirma que ao identificar um talento, é mais fácil estar preparado para uma possível perda de emprego ou investida em uma nova área profissional.

"Ser generalista é uma besteira. A pessoa que sabe um pouquinho de cada coisa vai acabar trabalhando como quebra-galho. O profissional mediano faz 18 coisas, mas não se destaca em nenhuma.”

"Se você gosta de dar palestra, comece dois anos antes a se preparar. Vá dar palestra à noite, fora do horário de expediente, de graça. Passe um tempo exercitando a nova carreira antes de vender essa habilidade para o mercado", afirma Ferraz.

‘Investigando’ os colegas de profissão

Uma dica para se reinventar profissionalmente é “investigar” as pessoas que atuam na área.

"Investigue o que eles estão fazendo para progredir profissionalmente. Quais cursos fazem, se utilizam alguma ferramenta específica, se fazem as mesmas coisas que você, mas de uma maneira diferente, mais tecnológica ou mais objetiva e prática, por exemplo", diz Marcele Goes, consultora de imagem pessoal e corporativa.

"A partir das informações coletadas, verifique em quais habilidades ou ferramentas você se sente aquém da maioria dos profissionais com quem conversou e busque possibilidades de atualização", diz a consultora.

A coach Solange Glock aposta no contato pessoal como forma de estimular uma reinvenção profissional. “Identifique cinco pessoas que você respeita e admira. Pergunte sobre suas carreiras e faça uma lista do que você precisa desenvolver”, diz Solange.