IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Perguntas estranhas desafiam candidatos em processos seletivos para trainee

Do UOL, em São Paulo

11/09/2013 06h00

Com os processos seletivos para trainees cada vez mais competitivos, as empresas necessitam de recursos que possibilitem selecionar melhor os candidatos.

Uma solução encontrada pelos recrutadores para filtrar os jovens inscritos nesse tipo de programa é surpreendê-los com questões estranhas que parecem impossíveis de serem respondidas.

Assim, é preciso estar preparado para lidar com perguntas pouco usuais como "quantas bolinhas de gude cabem nesta sala?" ou "quantas TVs existem nos Estados Unidos?"

Para Manoela Costa, gerente da unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees, essas perguntas servem para avaliar a capacidade de raciocínio dos candidatos.

"Não existe resposta certa ou errada para essas questões. Nesse caso, é avaliada a capacidade de lidar com situação de pressão e imprevisto sem perder o jogo de cintura, bem como a estruturação do raciocínio e argumentação", diz.

Além das questões imprevisíveis, os recrutadores também costumam utilizar estrutura de perguntas por competências e, de acordo com Manoela, a melhor saída é responder trazendo exemplos práticos.

"Pode ser que te peçam para contar uma situação de trabalho em que você teve que administrar conflitos gerados por colegas e como você agiu para resolver a situação. Nessa hora, o importante é trazer exemplos reais e mostrar os resultados alcançados", afirma a gerente.

Não tente "enrolar" o selecionador

E não adianta apelar para mentiras ou exagerar na resposta, pois os selecionadores estão preparados para desmascará-lo.

De acordo com o headhunter Luiz Pagnez, um recrutador mais atento ou experiente consegue perceber quando o profissional não é honesto em suas respostas. 

“Não adianta dizer que você era o super-homem do departamento e que carregava tudo nas costas. Seja sincero e preciso na descrição de suas habilidades”, diz.