IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Estudo diz que 32% dos americanos inventam doença para faltar no trabalho

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/10/2013 06h00

Estudo divulgado pelo site CareerBuilder revela que um terço (32%) dos trabalhadores americanos faltam no trabalho com a desculpa de que estão doentes.

Por outro lado, 30% dos entrevistados disseram que trabalham quando estão realmente doentes para poder faltar em outra ocasião usando a desculpa de que não estão se sentindo bem. Destes, 20% acabam trabalhando de casa. 

A pesquisa foi realizada com 3.484 trabalhadores e 2.099 gerentes de contratação e profissionais de recursos humanos.

Segundo 30% dos empregadores, o número de funcionários que faltam por motivo de doença aumenta nos feriados, geralmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Enquanto alguns empregadores são flexíveis, 16% dizem ter demitido profissionais que inventaram doenças para poder faltar.

Alguns chefes tentam certificar-se de que o funcionário está mesmo doente: 64% exigem um atestado médico; 48% ligam para o funcionário; 17% pedem que outro empregado ligue para o empregado doente; 19% checam os perfis do empregado nas em redes sociais; e 15% chegam a sondar a casa do funcionário.

Ainda de acordo com a pesquisa, além de uma doença real, a razão mais comum para os funcionários tirarem um dia de folga é que eles simplesmente não estão a fim de ir trabalhar (33%) ou porque precisavam relaxar (28%).

Outros aproveitam o a folga indo ao médico (24%), colocando o sono em dia (19%) ou resolvendo problemas pessoais (14%).