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Recrutadores levam 15 minutos para escolher candidato; veja o que não fazer

Do UOL, em São Paulo

12/02/2014 06h00

Uma pesquisa divulgada pelo site americano CareerBuilder revela que a maioria (87%) dos empregadores não gasta mais do que 15 minutos para "filtrar” os melhores candidatos para preencher determinada vaga de emprego.

O estudo, realizado com 2.201 gerentes de contratação e profissionais de recursos humanos que atuam em empresas de diversos setores, mostra, ainda, que 47% dos selecionadores conseguem saber logo nos primeiros cinco minutos de uma entrevista se o candidato é adequado ou não para ocupar a vaga.

De acordo com os profissionais entrevistados, os principais fatores que podem resultar na eliminação do candidato logo no início de uma entrevista de emprego são: parecer desinteressado (55%), vestir-se inadequadamente (53%), demonstrar arrogância (53), falar mal do antigo empregador (50%), usar o celular durante a entrevista (49%) e estar desinformado sobre a empresa (39%).

O headhunter do site Recrutando.com Luiz Pagnez explica que nos primeiros cinco minutos de uma entrevista o selecionador irá avaliar a parte comportamental do candidato, ou seja, se ele é introvertido ou extrovertido, se mostra confiança, se tem postura condizente com a cultura da empresa ou se demonstra interesse pela vaga.

Após esse primeiro contato, segundo Pagnez, o recrutador começará a abordar questões mais técnicas como habilidades e conhecimentos do candidato. “Caso o recrutador tenha uma boa impressão, estará mais aberto para ouvir sobre o que ele tem a oferecer e agregar naquela vaga.”

Para o especialista, educação, respeito, confiança e, principalmente, uma vestimenta adequada podem contar pontos importantes para o candidato.

“Lembre-se de que você não vai a uma festa. Então, é melhor exagerar na formalidade do que ser informal demais. Olho no olho, prestar atenção no que o recrutador diz ou pergunta e conhecer detalhes sobre o seu possível empregador são essenciais”, diz.

O que não fazer durante a entrevista

O headhunter acrescenta outros cinco itens à lista de atitudes que podem fazer com que as chances do candidato desçam pelo ralo no momento da conversa com o recrutador:

1 - Demonstrar cansaço ou bocejar demais;

2 - Aperto de mão muito fraco ou muito forte;

3 - Não prestar atenção no recrutador;

4 - Falar demais ou interromper o recrutador;

5 - Fazer piadas.